Formação e Responsabilidade

Programas e iniciativas

Nós ouvimos

Na Makro queremos ouvir quem todos os dias “veste” a camisola e trabalha para o sucesso do nosso cliente. Por isso, promovemos diversas iniciativas internas que nos permitem manter um diálogo constante entre as diversas equipas. 

VOICE IT!

 O VOICE IT! é um inquérito interno que permite medir a satisfação dos colaboradores. Através desta ferramenta e do feedback obtido, a Makro trabalha de forma contínua para ser um local de trabalho de excelência. 

 

Cultura de Feedback

Apostamos na promoção de uma cultura de feedback de forma a criar um ambiente saudável e aberto ao diálogo entre as nossas Pessoas.


Programa de Embaixadores

A GENTE é o programa de embaixadores na Makro. A missão destes embaixadores é serem facilitadores do processo de transformação cultural, construindo pontes entre os diversos departamentos, dinamizando o espírito de equipa, de forma a promover a coesão centrada nas responsabilidades individuais e de grupo bem como, ajudar a aumentar o nível de compromisso dentro da empresa, onde o alinhamento geral é fundamental para facilitar o processo de comunicação entre todos os colaboradores. 

Nós Reconhecemos

Reconhecemos o mérito das nossas equipas que todos os dias fazem crescer a nossa marca e trabalham para o sucesso dos nossos clientes. Temos orgulho em quem trabalha connosco e queremos que as nossas Pessoas também se orgulhem de representar a Makro.

Programa +

O Programa + é um programa de reconhecimento interno que pretende criar uma cultura de performance com o objetivo de reconhecer os colaboradores por conquistas especiais em áreas específicas, causando um impacto positivo na sua motivação. Através deste programa convidamos os nossos colaboradores a nomear situações e/ou comportamentos com impacto positivo no negócio, cliente, planeta e colegas. Ao vencedor do Programa + é atribuído um reconhecimento monetário, sendo que adicionalmente, a Makro faz uma doação a uma Instituição de solidariedade social à escolha do colaborador.

 

Prémios de antiguidade

Valorizamos as pessoas que fazem esta jornada connosco ao longo do tempo e por isso, anualmente, a Makro reconhece e premeia a antiguidade, de cinco em cinco anos, de cada colaborador.

 

Dia do Agradecimento

O dia do Agradecimento é um grande “OBRIGADO” pelo trabalho, empenho e dedicação das nossas pessoas todos os dias. Traduz-se num dia de tolerância extra que os nossos colaboradores podem usufruir.

Nós Formamos e desenvolvemos

Apostamos na formação e no desenvolvimento de competências essenciais para que as nossas Pessoas possam estar preparadas para dar suporte ao negócio. Promovemos uma aprendizagem contínua em que cada um é agente do seu próprio desenvolvimento. Esta jornada de aprendizagem pode abranger diversas áreas:

Programas de Liderança

Implementamos programas de desenvolvimento para os atuais e Future Leaders alinhados com o modelo do grupo METRO e dirigidos aos diferentes níveis de gestão da organização, garantindo que cada um lidera pelo exemplo e contribui para a construção e desenvolvimento das equipas.

 

Programas de Talento

Os programas de talento visam preparar e capacitar talento interno identificado com potencial de crescimento e prepará-los para desafios de maior complexidade, em áreas como: Operations, Sales, Offer Management e Human Resources.

 

Formação em Conhecimento de Produto e Serviço

O conhecimento dos produtos e serviços que oferecemos é fundamental para quem lida, diariamente, com clientes profissionais. Por este motivo, a Makro promove, junto das equipas, ações de formação de conhecimento de produto e serviços/soluções, com o propósito de ter uma equipa profissionalizada e mais preparada para responder às necessidades de cada cliente.

 

Formação em Competências de Venda

Na makro temos equipas focadas em compreender e antecipar as necessidades dos nossos clientes, atuando como verdadeiros parceiros de negócio, por isso acreditamos numa abordagem de venda relacional que proporcione a melhor experiência ao cliente. Neste sentido, nas lojas, investimos em formação no nosso “Modelo de Serviço ao Cliente” que tem como missão promover a venda proativa e o atendimento eficaz. Para as nossas equipas de venda no
terreno, oferecemos um programa de treino focado numa abordagem consultiva e na construção de relações de confiança com os nossos clientes.

 

Formações Legais

No âmbito das formações de carácter obrigatório e/ou com enquadramento legal, implementamos várias ações na área Legal (ex.: Proteção de Dados) e na área de Segurança (ex.: Movimentação Mecânica e Manual de Cargas).

 

Segurança e Qualidade Alimentar

A segurança alimentar é uma responsabilidade legal da Makro, assim como, proteger a saúde dos nossos clientes e garantir a qualidade dos nossos produtos. Desta forma, implementamos vários programas formativos direcionados para as áreas alimentares assegurando o cumprimento de todos os standards e requisitos de qualidade e HACCP a nível nacional e internacional.

 

Makropédia

A Makro Portugal inaugurou em 2019 o conceito Makropédia na loja de Alfragide seguindo-se Matosinhos. É um centro de partilha de conhecimento único, especialmente dedicado a colaboradores, clientes e parceiros. Neste espaço inovador decorrem várias iniciativas de caracter experiencial, de conhecimento e demonstração de produto, show cooking, webinars e dinamização de muitas outras iniciativas online e offline de partilha de conhecimento.