Após um planeamento cuidadoso e a consideração de todos os aspetos da gestão de uma empresa, é altura de reconsiderar o plano ponto por ponto e passar à fase de implementação. Neste momento, a empresa já deve ter sido registada e toda a documentação legal realizada. Uma vez que os bares apresentam riscos legais mais elevados do que outras empresas, é importante assegurar de que toda a documentação é feita corretamente. Para maior segurança, é recomendável aconselhamento profissional, a fim de se certificar de que está totalmente ciente de toda a legislação e documentação que se aplica à sua empresa.
2.1 Decidir sobre um nome comercial e um logótipo
Embora muitas pessoas pensem que este aspeto não é tão importante, um nome comercial original e um bom logótipo para o seu bar são cruciais e desempenham um papel importante no sucesso do bar e na sua identidade. O nome deve ser original, criativo, memorável e representativo do seu negócio. Mais importante ainda, deve ser único e não estar já registado por outra pessoa. Para verificar se o nome já existe, pode consultar o Registo Comercial.
Para além do nome da marca, é essencial um logótipo compatível com o nome. Tenha em mente que tanto o nome como o logótipo devem condizer com o design interior do bar e estar em harmonia entre si.
Outro ponto-chave na abertura de um novo bar é a criação de um sítio Web. Atualmente, a promoção de negócios nas redes sociais é uma obrigação, pelo que deve dar muita importância aos canais sociais como o Instagram, o Facebook, etc. Aí deve disponibilizar toda a informação sobre o seu negócio, o pessoal, o menu completo, o horário de funcionamento e um link para reservas. Mesmo os sítios Web devem estar de acordo com a imagem visual da sua marca, logótipo e design.
2.2 Encontrar fornecedores fiáveis
Especialmente quando se trata de abrir um bar, é fundamental encontrar bons fornecedores de álcool e de outros produtos. Deve procurar a melhor qualidade e garantia para as bebidas alcoólicas que vai servir. Uma boa opção é obter informações junto dos proprietários de bares vizinhos e pedir-lhes que recomendem os seus fornecedores. Além disso, reserve algum tempo para pesquisar e fazer uma lista de todos os fornecedores de que vai precisar para propor um primeiro orçamento. Em seguida, contacte-os para conhecer as suas propostas, avalie quais os que se adequam às necessidades do seu negócio e dê-lhes prioridade.
Consultar fornecedores online é também uma boa opção. Estes oferecem frequentemente descontos e outras possibilidades de economia de custos. Contudo, antes de comprar algo online, é essencial certificar-se de que se trata de empresas idóneas. Os seguintes pontos sobre um fornecedor devem ser considerados:
- Há quanto tempo o negócio está a funcionar?
- Qual é o montante mínimo de encomenda?
- Quais são as condições de pagamento? Leia também as letras pequenas.
- Têm algum processo de garantia de qualidade?
Como é que outros parceiros comerciais ou compradores os avaliaram? Eles recomendam este fornecedor?
Ao falar com um fornecedor, tenha em mente que este deve estar disposto a trabalhar consigo. Para tal, ele deve compreender plenamente a sua ideia de negócio e as suas necessidades.
Além disso, é essencial que solicite aos fornecedores que lhe mostrem as suas instalações para se certificar de que produzem os seus produtos de acordo com os seus padrões de qualidade.
Por último, não se esqueça da importante questão da documentação. Seja qual for a sua decisão com um parceiro comercial, esta deve ser redigida por escrito em contrato e este assinado por ambas as partes. Desta forma, problemas serão evitados e se tem o direito de reclamação em caso de incumprimento.