Embora a sua presença online seja importante para os seus potenciais clientes e para aqueles que querem saber mais sobre as suas ofertas, a experiência gastronómica no local também pode beneficiar muito com a tecnologia adequada. Aqui estão algumas dicas para o inspirar nesta área.
2.1 Menu digital no seu restaurante
Se está à procura de uma forma inovadora de melhorar a eficiência do seu restaurante e reduzir custos ao mesmo tempo, um menu digital é uma ótima opção. Fornecer aos seus clientes um código QR em vez de um menu tradicional é uma das melhores soluções. Embora um menu digital não seja algo com que toda a gente possa lidar, irá certamente conquistar a clientela mais jovem.
2.2 Caixa registadora portátil
Uma boa forma de simplificar o serviço de mesa é equipar os empregados de mesa com caixas registadoras portáteis. O processo automatizado de receção de pedidos e a possibilidade de processar o pagamento diretamente evita que o empregado de mesa ande para trás e para a frente para buscar os recibos, libertando mais tempo para interagir com os clientes à mesa.
2.3 Programas de fidelização de clientes
Para aumentar o envolvimento e incentivar os clientes a regressar, é conveniente oferecer programas de fidelização de clientes. Assim, os clientes irão lembrar do seu restaurante se puderem acumular pontos e poupar custos numa refeição após várias encomendas. Para tornar o processo mais fácil, os programas de fidelização modernos podem estar associados ao seu sistema de ponto de venda (mais sobre isto abaixo).
Em vez de distribuir cartões de fidelização, os clientes serão registados no seu sistema de POS, que somará automaticamente os pontos de fidelização em cada compra. Os dados recolhidos podem também ser analisados e utilizados para adaptar o seu negócio aos padrões de compra dos seus clientes.
2.4 WIFI grátis no seu restaurante
É quase desnecessário mencionar isto, uma vez que, atualmente, espera-se quase implicitamente que os restaurantes tenham WIFI grátis. Ainda assim, o acesso gratuito à Internet pode ser um bónus adicional no seu restaurante e uma decisão comercial inteligente. Muitas pessoas procuram os cafés para realizar reuniões de negócios, consultar os seus e-mails ou trabalhar durante o almoço. Estamos certos de que todos estes clientes iriam gostar e beneficiar muito com o WiFi gratuito.
Dependendo do estilo do seu restaurante, deve pensar cuidadosamente nesta opção. Se pretender evitar que as pessoas peçam apenas uma bebida e permaneçam durante horas no restaurante para utilizar a Internet, pode pensar em limitar o acesso a um período específico, por exemplo.