Digitalização e tecnologia para um restaurante

Restaurant digitalization and technology

Tanto para as empresas online como para as lojas físicas, a digitalização e a tecnologia são dois fatores muito importantes, a dominar no setor da restauração e hotelaria. Quando implementadas corretamente, as ferramentas digitais contribuem para uma melhor gestão do seu restaurante, enquanto melhoram a experiência dos seus clientes. Se quer conhecer as melhores e mais importantes formas de incorporar a digitalização e a tecnologia no seu restaurante, este artigo é para si.

O que será abordado neste artigo

A digitalização e a tecnologia podem ser questões complexas para os donos de restaurantes. A necessidade de se manter a par das opções intermináveis e em constante mudança pode ser bastante avassaladora. Por este motivo, criámos uma lista de formas básicas de digitalizar os seus processos e implementar tecnologia para melhorar a eficiência do seu negócio.

Neste artigo, abordaremos as seguintes áreas:

  1. Presença online
  2. Experiência gastronómica e serviço ao cliente
  3. Gestão digital do restaurante e do pessoal
  4. Sistemas POS
  5. FAQ

Os nossos conselhos em todas estas áreas irão ajudá-lo a simplificar a gestão quotidiana do seu restaurante.

Restaurante e a sua presença online

1. Presença online para um restaurante 

Pode parecer óbvio para si, mas uma boa presença online é crucial para o sucesso do seu restaurante no mundo digitalizado de hoje. Embora não seja necessário adotar todas as novas tendências online, existem certos princípios básicos que irão melhorar a experiência dos seus clientes e ajudá-lo a construir uma base de consumidores mais alargada.

Benefits of a Restaurant Website

1.1 O website do seu restaurante

O seu website é como uma montra digital para os clientes verem o que o seu restaurante oferece. Ficam com uma ideia do estilo e ambiente, consultam o menu e os preços e, muito provavelmente, decidem se querem ou não fazer uma reserva.

Por isso, o seu website deve ser profissional, com conteúdo criativo e de qualidade e informação bem estruturada. Deve incluir fotografias profissionais do restaurante, comida e do menu, mas também informações sobre si. Inclua informações criativas, breves e concisas sobre o seu restaurante, as suas origens, a sua filosofia... O lado humano ajuda sempre a atrair e a fidelizar clientes. 

As dicas que se seguem devem também ser incluídas no website para a sua presença online.

Google Business for a Restaurant

1.2 Google Business & Redes Sociais

Registe o seu restaurante no Google para que novos clientes o possam encontrar. Isto permitir-lhe-á aparecer no motor de busca e no Google Maps quando os clientes procuram restaurantes na zona. O registo do seu restaurante no Google também o ajudará a obter comentários de clientes que serão visíveis para potenciais visitantes. Mantenha toda a informação atualizada e tome boa nota do que os seus clientes dizem, procurando implementar as suas sugestões.

Por outro lado, para certos tipos de restaurantes, é muito útil ter as suas próprias redes sociais. Este tipo de meios de comunicação permite-lhe criar relações com os clientes, mostrar ofertas do dia, o menu, anunciar eventos futuros, etc. Para serem realmente eficazes, é importante mantê-los atualizados.

Online Food Ordering & Delivery

1.3 Encomendas e entregas de comida online

Desde a pandemia de 2020, tem havido um claro pico na encomenda de comida online, impulsionando uma tendência que já tinha começado previamente.

Se pretende aumentar as suas vendas, as encomendas de comida são uma questão a considerar, quer as faça a partir do seu próprio website ou através de um parceiro de serviços de entrega, como  Uber Eats ou Glovo. Tenha em mente que muitas pessoas simplesmente vão aos sites dos principais fornecedores de serviços de entrega para escolher uma opção de restaurante, em vez de pesquisar no Google Maps para ver quais restaurantes estão perto delas.

Restaurant reservation tools

1.4 Ferramentas de reserva para os seus cliente

Para facilitar as reservas aos seus clientes, deve incluir uma ferramenta no seu website para que estes possam reservar mesas com antecedência sem terem de recorrer ao telefone.
Desta forma, o cliente pode ver exatamente quantas e quais as mesas disponíveis no dia da sua escolha e fazer ele próprio a reserva. Esta função também poupará tempo e aborrecimento ao seu pessoal.

Melhorar a experiência do cliente com ferramentas digitais

2. Experiência gastronómica e serviço ao cliente no seu restaurante  

Embora a sua presença online seja importante para os seus potenciais clientes e para aqueles que querem saber mais sobre as suas ofertas, a experiência gastronómica no local também pode beneficiar muito com a tecnologia adequada. Aqui estão algumas dicas para o inspirar nesta área.

2.1 Menu digital no seu restaurante

Se está à procura de uma forma inovadora de melhorar a eficiência do seu restaurante e reduzir custos ao mesmo tempo, um menu digital é uma ótima opção. Fornecer aos seus clientes um código QR em vez de um menu tradicional é uma das melhores soluções. Embora um menu digital não seja algo com que toda a gente possa lidar, irá certamente conquistar a clientela mais jovem.

2.2 Caixa registadora portátil

Uma boa forma de simplificar o serviço de mesa é equipar os empregados de mesa com caixas registadoras portáteis. O processo automatizado de receção de pedidos e a possibilidade de processar o pagamento diretamente evita que o empregado de mesa ande para trás e para a frente para buscar os recibos, libertando mais tempo para interagir com os clientes à mesa.

2.3 Programas de fidelização de clientes

Para aumentar o envolvimento e incentivar os clientes a regressar, é conveniente oferecer programas de fidelização de clientes. Assim, os clientes irão lembrar do seu restaurante se puderem acumular pontos e poupar custos numa refeição após várias encomendas. Para tornar o processo mais fácil, os programas de fidelização modernos podem estar associados ao seu sistema de ponto de venda (mais sobre isto abaixo).

Em vez de distribuir cartões de fidelização, os clientes serão registados no seu sistema de POS, que somará automaticamente os pontos de fidelização em cada compra. Os dados recolhidos podem também ser analisados e utilizados para adaptar o seu negócio aos padrões de compra dos seus clientes. 

2.4 WIFI grátis no seu restaurante

É quase desnecessário mencionar isto, uma vez que, atualmente,  espera-se quase implicitamente que os restaurantes tenham WIFI grátis. Ainda assim, o acesso gratuito à Internet pode ser um bónus adicional no seu restaurante e uma decisão comercial inteligente. Muitas pessoas procuram os cafés para realizar reuniões de negócios, consultar os seus e-mails ou trabalhar durante o almoço. Estamos certos de que todos estes clientes iriam gostar e beneficiar muito com o WiFi gratuito.

Dependendo do estilo do seu restaurante, deve pensar cuidadosamente nesta opção. Se pretender evitar que as pessoas peçam apenas uma bebida e permaneçam durante horas no restaurante para utilizar a Internet, pode pensar em limitar o acesso a um período específico, por exemplo.

Title: Não tem a certeza de quais as ferramentas digitais a escolher? Nós ajudamos
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Gestão do pessoal, do inventário e das encomendas

3. Restaurante digital e gestão de pessoal

Restaurant Inventory-tracking Software

3.1 Gestão de inventário

Manter um controlo rigoroso do inventário é fundamental para evitar gastos excessivos e gerir bem as finanças de um restaurante.

A utilização de um software de controlo de inventário permite-lhe poupar muito tempo, garantir uma maior exatidão dos números e recordar-lhe quando determinados artigos necessitam ser adquiridos por terem esgotado ou estarem prestes a esgotar. Até as datas de validade podem ser facilmente visualizadas. Desta forma, pode rentabilizar os seus recursos e reduzir significativamente o desperdício alimentar.

Restaurant scheduling software

3.2 Planeamento de pessoal

Se já criou um horário de equipa antes, sabe que é um processo moroso e uma dor de cabeça até que todos os turnos se encaixem. Programar o seu pessoal de forma eficiente pode ser complicado, mas pode sempre utilizar um software de programação para simplificar este processo e manter um melhor controlo das horas de trabalho individuais dos seus empregados.

Kitchen Display System

3.3 Monitores de cozinha

Embora a cozinha do restaurante possa estar ocupada durante as horas de ponta, responder a pedidos e encomendas não tem de ser stressante ou caótico para o pessoal. Mesmo que os bilhetes impressos com as encomendas de comida possam atrasar o fluxo de trabalho da sua equipa, um sistema de monitores de cozinha bem visível e legível pode melhorá-lo. A capacidade de ver diferentes encomendas de uma só vez num ecrã, com a hora exata a que foram feitas, permite uma melhor organização e definição de prioridades das tarefas.

Software de ponto de venda para restaurantes

4. Sistemas de ponto de venda para o seu restaurante

Restaurant POS System

Um ponto de venda (POS) é a interface entre uma empresa e os seus clientes para uma transação de venda. Pode ser uma caixa registadora física ou uma caixa de pagamento, bem como uma ferramenta de pagamento online. Os sistemas POS fornecem-lhe o hardware - como uma caixa registadora eletrónica, leitores de cartões e leitores de códigos de barras - e o software de que necessita para as suas vendas. O processo de transação é automatizado e os dados de vendas importantes são recolhidos com o sistema POS adequado.

No entanto, os POS modernos são muito mais do que apenas um ponto de venda. Podem incluir muitas funções de software diferentes, como o controlo de inventário, a apresentação de encomendas no ecrã da cozinha, o acompanhamento de padrões de vendas e outros atributos para otimizar as operações de retalho.

4.1 Escolher o POS correto para o seu restaurante

Para aumentar a eficiência do seu negócio, é importante descobrir qual o sistema POS que melhor se adapta às suas necessidades e ao seu orçamento. Para fazer uma boa escolha, considere a dimensão e o tipo de restaurante. Investir num sistema de POS que inclua funcionalidades para lidar com a maioria ou todos os itens acima irá economizar muito tempo e dinheiro a longo prazo. A nossa recomendação é que pesquise para encontrar a melhor solução possível para o seu restaurante.

4.2 Sistemas POS personalizados e na Cloud 

Se não conseguir encontrar a solução perfeita para as necessidades do seu restaurante, existe a possibilidade de trabalhar com fornecedores de soluções de POS personalizadas que podem construir um software personalizado adequado ao seu negócio. Existem também sistemas POS específicos para diferentes tipos de restaurantes - como POS para cafés, POS para bares, etc.

O nosso conselho é que procure sistemas de POS baseados na Cloud em vez dos tradicionais, visto que são os mais avançados, personalizáveis e versáteis no mercado, bem como incluem o maior número de funções para o seu restaurante a partir de um único ponto.

Na era da digitalização, é importante que o seu negócio esteja bem posicionado com a tecnologia adequada e que tenha uma presença online impecável, a nossa lista serve de inspiração para formas básicas de digitalizar os processos do seu restaurante e ajudá-lo-á a seguir os passos certos para um futuro de sucesso.

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