O processo de abertura de um novo restaurante pode ser assustador, mas uma pesquisa de mercado completa pode ajudar a garantir um lançamento bem-sucedido.
O primeiro passo é identificar o mercado-alvo do negócio: qual é o público-alvo do restaurante e quais são os seus dados demográficos? Uma vez definido o mercado-alvo, é importante pesquisar a concorrência: que outros restaurantes existem nas proximidades, o que oferecem e a que preços? O próximo ponto da nossa lista é a localização do restaurante - é de fácil acesso, tem estacionamento suficiente e está numa zona movimentada? Se considerar estes aspetos, terá uma ideia mais clara do que precisa oferecer no seu restaurante para garantir que seja bem sucedido.
Deve estar ciente de que as empresas podem utilizar uma variedade de métodos para realizar pesquisas de mercado:
- Avaliações da concorrência, que envolvem o estudo das estratégias e práticas de empresas do mesmo setor para obter informações sobre como melhorar o desempenho.
- Grupos de discussão, que reúnem um pequeno grupo de pessoas para discutir um produto ou serviço.
- Inquéritos online, outra opção popular para recolher dados de clientes atuais e potenciais.
Conhecendo as diferentes opções disponíveis, as empresas podem escolher o(s) método(s) que melhor se adapta(m) às suas necessidades e orçamento.
2.1 A importância da análise de mercado
Uma análise de mercado é um elemento essencial de um plano de negócios, uma vez que fornece uma visão geral do setor em que vai operar, bem como o panorama atual. Esta informação valiosa pode ser utilizada para criar uma estratégia de marketing que ajudará a empresa a atingir os seus objetivos. Para ser claro, a análise de mercado deve incluir uma descrição do mercado-alvo, uma avaliação da concorrência e uma análise SWOT. Todas estas informações fornecerão à empresa um roteiro para se estabelecer no mercado e desenvolver um plano de sucesso.
2.2 Análise do setor da restauração em Portugal: (exemplo)
O setor da restauração é um dos mais competitivos do mundo e, por isso, um bom conhecimento do mercado em que opera é essencial para o seu sucesso. Esta análise de mercado fornecerá uma visão geral do setor da restauração em Portugal, centrando-se no segmento do casual dining.
De acordo com o IBIS world existem atualmente 36,798 restaurantes e operadores de comida takeaway ativos em Portugal. Um aumento de 3,2% comparativamente ao ano anterior 2022. O que verifica a recuperação gradual dos valores habituais do setor, após a pandemia do COVID-19, e a consequente queda no consumo em estabelecimentos de restauração.
2.3 Estudo do mercado local
Antes de abrir um restaurante, é essencial efetuar uma análise aprofundada do mercado, a fim de conhecer a concorrência local e os potenciais clientes. Um bom conhecimento do mercado conduzirá a decisões bem pensadas sobre a oferta de menus, preços e promoções.
Para efetuar uma análise de mercado, os proprietários de restaurantes devem, primeiramente, definir o âmbito do mercado. Por exemplo, o mercado pode ser delimitado geograficamente, como uma cidade ou um bairro. Uma vez definido o âmbito, os proprietários podem iniciar a recolha de dados sobre a concorrência local, quer através da Internet, de telefonemas ou de visitas presenciais. Além disso, a informação sobre o setor pode ser recolhida através de organismos públicos, associações empresariais, associações comerciais, etc. Uma vez recolhidos os dados, é necessário analisá-los para identificar tendências e padrões.
Com base nas informações resultantes desta análise, os gestores de restaurantes podem tomar decisões eficazes e mais orientadas sobre a forma de posicionar a sua atividade no mercado.