Lavagante

Da pesca até si, percorra connosco uma viagem numa visão 360º sobre o lavagante. Com uma carne firme, ligeiramente adocicada e com um travo a nozes é sinónimo de luxo e indulgência em todo o mundo. Estrela em inúmeras receitas é também um dos produtos em destaque no nosso Catálogo Especial Verão.

lavagante no prato

Sobre o lavagante

Na makro encontra à sua disposição duas espécies com origens diferentes, a europeia e a americana, que se distinguem principalmente pela cor.

sapateira

Características físicas

Com 8 pares de patas e o corpo coberto por uma carapaça, o lavagante pertence à família dos crustáceos. Apesar de semelhante à lagosta, o lavagante distingue-se desta pelas suas antenas mais curtas e por o primeiro par de patas transformado em grandes pinças, uma mais pequena com a função de esmagar e outra maior com a função de cortar.

Lavagante europeu e americano

Europeu ou Americano?

As espécies tem características diferentes, o lavagante americano apresenta uma cor castanha-avermelhada, enquanto a espécie europeia se caracteriza pelos tons de azul. A cauda um pouco mais larga do lavagante americano, bem como as pinças de grandes dimensões, tornam possível a distinção entre ambas as espécies.

Peixaria makro Alfragide

O nosso lavagante

A makro Portugal trabalha apenas com lavagante de qualidade premium ou A-Grade. Esta escolha em conjunto com toda a logística associada, permite que ao momento trabalhemos com níveis de mortalidade próximos de zero na chegada à plataforma. Assim, contribuímos para evitar desperdício alimentar e garantimos um produto de excelência aos nossos clientes.

Do mar até ao prato

Agora que já conseguimos distinguir as espécies, seguimos até ao Norte da América, Cape Cod e Maine, e vamos conhecer mais sobre a forma como obtemos este marisco e como ele chega vivo às cozinhas dos nossos clientes.

Captura lavagante

Captura

A captura realiza-se principalmente ao largo da costa da América do Norte, desde a província canadiana de Labrador, no Norte, até ao estado norte-americano da Carolina do Norte, no Sul, entre os meses de março e julho, e também setembro. A pesca é feita em águas costeiras, sobretudo frias, e o método de captura utilizado é através de armadilhas, lançadas ao fundo do mar, sinalizadas por boias.

Importante:  Aquando da captura de exemplares de animais em desenvolvimento ou em fase de reprodução, os mesmos são de imediato devolvidos ao mar. Saiba ainda que o ciclo de desova nesta espécie ocorre a cada 2 anos.

Manusear lavagante

Embalamento

O embalamento tem impacto direto na qualidade do produto e é um processo fundamental para a redução de eventual mortalidade e consequente desperdício alimentar. O processo inicia com a avaliação dos sinais vitais e calibração do animal e o mesmo é mantido em tanques com água com temperaturas abaixo dos 2º até ao momento do embalamento. Posteriormente, o produto é colocado vivo, em caixas preparadas para exportação, individualmente em alvéolos, com as pinças viradas para cima e mantidos com a temperatura e a humidade corretas e necessária para a viagem.
Certificação lavagante

Certificação

Na chegada à plataforma, o nosso departamento de qualidade executa nova avaliação que segue as regras definidas internacionalmente e especificamente para este produto:

  • Etiqueta
  • Temperatura
  • Peso das caixas
  • Confirmação de calibres
  • Qualidade e firmeza da carapaça

Desta forma, garantimos que o produto que chega até si é de qualidade. 

Lavagante e outro marisco em bancada com gelo

Chegada à loja

Uma vez chegados às lojas, os cuidados na manipulação são de extrema importância para evitar a mortalidade e todas as consequências negativas que daí advêm. Por isso, torna-se fundamental assegurar de imediato a colocação do animal no seu ambiente natural, dentro de água, garantindo que a temperatura e os parâmetros de qualidade definidos são cumpridos.
Dicas de Rentabilidade
Mesa com diversos pratos de marisco

A pensar no seu negócio

Numa receita com ingredientes mais caros, como é o caso do lavagante, é muito importante identificar bem o custo total da receita (incluindo o rendimento dos produtos por efeitos de descasque, cozedura, etc) e calcular o preço de venda de modo a garantir uma margem de contribuição adequada ao seu negócio.

Do ponto de vista da rentabilidade, é útil envolver na receita ingredientes que ajudem a baixar o custo médio por ingrediente, como é o caso de mariscos e peixes menos nobres ou populares, bem como vegetais e ou hidratos (massa, arroz) - exemplo (arroz de lavagante).

Há também muitos restaurantes que optam por ter o prato sob encomenda, de modo a não ter desperdícios e garantir que só se prepara aquilo que efetivamente vai vender, ou quem apenas venda a dose dupla para garantir que todo o produto é utilizado.

Sugestão de receita
Seja Cliente
AINDA NÃO É CLIENTE MAKRO?
Saiba mais sobre o registo feito de forma fácil e rápida através do nosso website para poder usufruir do nosso serviço de consultoria de apoio ao seu negócio!  
Saber Mais
banner registo
FolHETOS
CONHEÇA AS NOSSAS PROMOÇÕES
Aqui terá acesso aos nossos folhetos com promoções!  
Consultar Folhetos
banner folhetos