Trempes
Potencie o seu negócio
O nosso serviço, orientado para os profissionais, é cuidadosamente concebido para responder às necessidades específicas dos nossos clientes
Ampla gama para profissionais
Leve mais pague menos
Entrega direta na sua morada
Receba as últimas ofertas e mais. Registe-se e obtenha um voucher de 10 %!*
Fogões portáteis para todos os tipos de uso
Seja na sua cozinha industrial, em eventos ao ar livre para um grande número de pessoas ou nas suas viagens de campismo, um fogão portátil, também conhecido por trempes, constitui a solução perfeita. No nosso guia, apresentamos uma visão geral no que respeita aos trempes.
1. O que é um fogão trempe?
Um fogão trempe ou fogão portátil é um elemento de utilização flexível, sendo perfeito para as atividades ao ar livre, assim como para as cozinhas industriais. Devido à sua altura reduzida, torna-se perfeitamente adequado para panelas altas por possibilitar aos chefs cozinhar mantendo uma postura ergonómica.
O fogão portátil é potente, estável e compacto, podendo ainda ser transportado com segurança. Se o fogão portátil estiver equipado com um dispositivo de segurança, pode também ser utilizado em casa. Se pretender obter mais informações a este respeito, por favor contacte com o nosso serviço de apoio ao cliente.
2. Diferentes tipos de trempes
Existem algumas diferenças entre os modelos de fogões portáteis que devem ser tidas em consideração aquando da sua compra. Apresentamos aqui alguns dos principais modelos de trempes e respetivas funcionalidade.
2.1 Fogão portátil a gás
Os fogões portáteis são principalmente operados a gás. Para o efeito, pode utilizar gás natural ou gás liquefeito de uma garrafa de gás. Desta forma, não fica dependente de uma ligação elétrica. O gás flui para dentro do queimador de gás por meio de uma mangueira, sendo o calor facilmente regulado através do regulador colocado no fogão.
A maioria dos aparelhos tem um isqueiro piezo integrado para que não sejam necessários quaisquer fósforos ou isqueiros. Além disso, os fogões portáteis a gás são extremamente flexíveis, quer queira preparar um estufado ou um cozido. Graças ao regulador, os pratos já confecionados são mantidos quentes.
Para o setor da restauração, recomenda-se a eleição de um aparelho com uma potência até 18 kW. Os fogões portáteis a gás com 10 kW são aparelhos suficientemente potentes para responder aos requisitos das cozinhas profissionais, no entanto é aconselhável optar pela aquisição de um aparelho com uma potência em kW superior. Para o uso doméstico, é suficiente modelos com uma potência de 7,5 kW.
2.2 Fogão portátil elétrico
Um fogão portátil elétrico constitui uma variante mais limpa em relação a um fogão a gás. Porquê? Porque é gerado menos vapor. Contudo, precisa de uma ligação elétrica para poder utilizar o aparelho. Em geral, os aparelhos com 230 V têm uma potência até 3,5 kW. No caso dos fogões portáteis com 400 V, as potências ascendem geralmente até aos 5 kW.
2.3 Fogão portátil de indução
Os fogões portáteis estão também disponíveis na versão de indução. Estes são um pouco mais dispendiosos sendo, por isso, maioritariamente utilizados na restauração de gama alta. No caso de um fogão portátil de indução, a placa não é diretamente aquecida, mas sim as panelas.
Neste caso, o campo magnético por baixo da placa gera um calor facilmente ajustável e transferindo-o diretamente para as panelas. Os fogões portáteis com 400 V têm potências até 9 kW. Para obter mais informações, leia o nosso guia sobre placas.
2.4 Fogão portátil em aço inoxidável
Geralmente, estes fogões fabricados em aço inoxidável, são resistentes a choques, simples de tratar e de limpeza fácil. Este fator é particularmente importante, uma vez que a higiene é primordial no setor da restauração. O robusto material torna estes aparelhos particularmente duradouros. O aço inoxidável contribui para que os aparelhos não sejam muito pesados sendo, por isso, fáceis de transportar para qualquer local de utilização.
2.5 Fogão portátil com dispositivo de segurança
Alguns aparelhos a gás contam com um extintor de chamas integrado. Isto proporciona um elevado nível de segurança, uma vez que o fornecimento de gás é imediatamente interrompido quando ocorre uma fuga de gás na tubagem. Assim, é possível evitar explosões e incêndios perigosos. Se o seu aparelho não tiver um dispositivo de segurança integrado, pode adquirir-lo em separado.
3. Vantagens dos fogões trempes
Quais são as vantagens dos fogões trempes para a preparação de alimentos? Fique a par de alguns dos motivos pelos quais é benéfico adquirir um destes aparelhos.
- Os aparelhos são flexíveis e portáteis.
- Se optar por um fogão a gás, não precisa de qualquer ligação elétrica.
- Os fogões portáteis permitem uma postura de trabalho ergonómica.
- No caso dos fogões portáteis, a geração de calor ocorre rápida e uniformemente.
- Estes fogões não só permitem cozinhar, como também manter os pratos quentes.
- Permite-lhe cozinhar ao vivo e ao ar livre.
4. Alternativas aos fogões portáteis
Existem alternativas aos fogões portáteis que muitas vezes não foram concebidas para a utilização profissional, visto terem algumas limitações. Consoante a finalidade para a qual o fogão portátil é utilizado, pode optar por uma das seguintes alternativas:
- Grelhador de campismo. É operado a carvão. Tal como a própria designação indica, este aparelho é exclusivamente indicado para grelhados. Nos meses de verão, é muitas vezes proibida a sua utilização por causa das temperaturas elevadas.
- Panela de ferro. Trata-se de uma panela com três pernas. Neste caso, o aquecimento é efetuado com uma fonte de fogo. No entanto, a panela é somente adequada para assados. O utensílio é acendido com briquetes ou carvão.
- Fogão de campismo. Neste caso, a superfície é muito pequena e só podem aí ser colocadas panelas mais pequenas. Regra geral, os fogões de campismo são apenas adequados para aquecer pratos e não para os cozinhar. Até mesmo o tempo de funcionamento e o nível de desempenho são muito limitados.
FAQ
Quanto custa um fogão portátil?
Os fogões portáteis são somente operados a gás?
Qual é a potência necessária para um fogão portátil?