Menu

    Caves de vinhos

    Loading...

    Potencie o seu negócio

    O nosso serviço, orientado para os profissionais, é cuidadosamente concebido para responder às necessidades específicas dos nossos clientes

    Usp image
    Ampla gama para profissionais
    Usp image
    Leve mais pague menos
    Usp image
    Entrega direta na sua morada
    newsletter10%

    Receba as últimas ofertas e mais. Registe-se e obtenha um voucher de 10 %!*

    Caves de vinho para restauração


    O que seria uma boa refeição sem um bom vinho? No setor da restauração e hotelaria, deve ter especial atenção não só à escolha do vinho, mas também ao seu correto armazenamento. Porque armazenar o vinho corretamente e a uma temperatura ideal significa explorar todo o seu aroma. Frigoríficos especiais, tais como caves de vinho ou armários de climatização de vinho, ajudam neste processo. Como isto funciona, as diferenças entre os vários modelos e como escolher o aparelho adequado é o tema do nosso guia.


    1. Temperatura e armazenamento do vinho


    Para que o vinho possa desenvolver todo o seu aroma e mantê-lo o maior tempo possível, a temperatura e o armazenamento são dois fatores importantes que devem ser tidos em conta. Os vinhos de rolha especialmente bons e caros, tais como os encontrados no setor da restauração e hotelaria, necessitam de alguma atenção e bons cuidados. O nosso guia explica o que deve ser considerado.


    1.1  Armazenamento do vinho: temperatura adequada

    Para desenvolver todo o seu sabor, cada vinho requer uma temperatura própria. O nosso guia fornece-lhe uma visão geral:


    • Vinho tinto: entre 15 °C e 18 °C
    • Vinho branco: entre 11 °C e 14 °C
    • Vinho espumante e champanhe: entre 5 °C e 7 °C


    Geralmente, quanto mais alta for a temperatura ambiente, mais rápido amadurece o vinho. Contudo, se a temperatura for permanentemente superior a 20 °C, isto irá danificar o vinho.


    1.2 Armazenamento do vinho

    O encerramento do vinho e o tempo de armazenamento determinam o armazenamento adequado. O nosso guia distingue entre vinhos de rolha, com tempos de armazenamento longos e curtos e vinhos de rolha de plástico, coroa e vidro.


    • Os vinhos de rolha com um período de armazenamento mais longo, devem ser armazenados horizontalmente, para que a cortiça não seque ou encolha.
    • Os vinhos de rolha e armazenamento mais curto - por exemplo 1 a 2 anos - também podem ser armazenados na vertical, pois a humidade no interior da garrafa protege a rolha.
    • Os vinhos de rolhas de plástico, rolhas de coroa e rolhas de vidro podem ser armazenados na vertical.



    2. O que é um frigorífico de vinho?


    O primeiro objetivo de um frigorífico de vinho é o armazenamento do vinho e manutenção da temperatura adequada. Quer seja mini, pequeno, estreito ou como frigorífico incorporado ou de balcão, modelos diferentes cumprem objetivos diferentes, sendo feita uma distinção grosseira entre três categorias: armários de controlo da temperatura do vinho, armários de controlo do clima do vinho e aparelhos multifuncionais.


    2.1 Armário de temperatura de vinho

    Os armários de controlo da temperatura do vinho, como o nome sugere, são utilizados para manter o vinho à temperatura ideal. Uma, duas ou três zonas de temperatura asseguram que vinhos de níveis distintos sejam armazenados à temperatura correta.


    Desta forma, o vinho branco ou tinto e o rosé podem ser alojados num mesmo armário. Devido aos diferentes níveis, os armários de controlo da temperatura do vinho são frequentemente também chamados frigoríficos de vinho multi-zona.


    2.2 Armário de controlo climático do vinho

    Pretende armazenar vinho de alta qualidade durante muito tempo, mas não tem espaço para uma adega? Então é aconselhável utilizar um armário de controlo climático do vinho. O aparelho garante uma temperatura constante entre 10 °C e 12 °C, recreando assim um ambiente de adega ou caves de vinho.


    Uma porta de vidro com filtro UV ou uma porta opaca asseguram adicionalmente que o vinho possa ser armazenado num ambiente escuro e protegido. Um filtro de carvão ativado incorporado neutraliza os odores. Os compressores anti vibração protegem o vinho de vibrações desnecessárias e fortes.


    2.3 Dispositivos multifunções

    Os dispositivos multifuncionais dispõem de zonas de temperatura diferentes e protegem o vinho da luz excessiva. Assim, produzem a temperatura ideal sendo o armazenamento do vinho ótimo, uma vez que o aparelho funciona com filtros de luz UV.


    3. Tecnologia de refrigeração do frigorífico


    Os frigoríficos de vinho podem ser distinguidos dos frigoríficos convencionais porque são especialmente concebidos para armazenar vinho corretamente. Os aparelhos criam as condições ideais para o armazenamento do vinho: as condições de iluminação, temperatura e clima devem ser consideradas.


    • Condições de iluminação: a luz solar, radiação UV e luz de néon promovem reações químicas indesejáveis que alteram a cor, o sabor e o cheiro.


    •  Temperatura: o vinho requer temperaturas constantes, pois as flutuações são verdadeiramente stressantes para o vinho: a temperaturas quentes este expande, a temperaturas frias contrai-se. Tudo isto é prejudicial: a temperaturas superiores a 25 graus, o aroma deteriora-se. As rolhas ficam com fugas devido à expansão do vinho, de modo que o oxigénio possa penetrar. O vinho perde consideravelmente em sabor e capacidade de armazenamento.


    • Humidade: a humidade é especialmente prejudicial para os vinhos de rolha de cortiça. Enquanto a elevada humidade noutros vinhos apenas ataca o rótulo, isto é fatal para os vinhos de cortiça. Independentemente de serem utilizadas rolhas naturais ou prensadas: a humidade do ar pode resultar na formação de bolor, prejudicando a qualidade do vinho. Um frigorífico de vinho, por outro lado, mantém a humidade a um nível saudável entre 75 % e 85 %.


    • Ventilação: a ventilação deve ser sempre garantida, visto o vinho necessitar respirar. A propósito, os alimentos abertos não devem ser armazenados num frigorífico de vinho, uma vez que o vinho pode absorver substâncias e aromas através da rolha.


    • Localização: o frigorífico deve ser protegido de vibrações tanto quanto possível e permanecer num único local. Só desta forma o vinho pode descansar de forma ótima. Isto acontece porque a vibração e o movimento perturbam o processo. Os frigoríficos de vinho estão, portanto, equipados com prateleiras especiais que mantêm o vinho numa posição constante.



    4. Compra de frigoríficos de vinho: cinco motivos


    Questiona-se sobre a finalidade de um frigorífico de vinho e se precisa mesmo de um? Independentemente de os aparelhos serem da marca Klarstein, Liebherr, Siemens, Caso ou Bosch, o nosso guia apresenta boas razões para comprar um:


    • Temperaturas ótimas: a uma temperatura constante, o vinho desenvolve todo o seu aroma.


    • Humidade: os vinhos de rolha em cortiça podem vazar, fazendo-os fermentar e transformarem-se em vinagre. Em geral, a humidade danifica o aroma.


    • Design: um frigorífico de vinho, especialmente modelos com uma porta de vidro, pode ser uma adição apelativa ao seu interior. Por conseguinte, não tem de ser colocada na cave.


    • Apresentação dos bens: num frigorífico de vinhos pode apresentar os seus vinhos de uma forma elegante e profissional para que os seus convidados possam sempre visualizar a sua oferta de vinhos. Talvez até queira vender garrafas individuais? Então o refrigerador de vinho também o ajudará a fazê-lo.


    • Espaço: um frigorífico de vinho é um bom substituto para uma adega, uma vez que o vinho é armazenado adequadamente no aparelho. Os frigoríficos ou caves de vinho estão disponíveis como frigoríficos autónomos e embutidos.



    5. Critérios de compra


    Considere os seguintes critérios aquando da compra do seu refrigerador de vinho:


    Localização: antes da compra, pense cuidadosamente sobre onde quer que o frigorífico esteja localizado. Existem diferentes modelos dependendo da localização: independente ou como um refrigerador incorporado no bar? Considerar também em que direção a porta deve abrir

    Volume: questiona-se acerca de quantas garrafas podem ser armazenadas num frigorífico de vinho? Como regra, é feita uma distinção entre três categorias:


    • Frigoríficos de vinho para até 30 garrafas: estes modelos são normalmente económicos em termos de espaço, acessíveis para compra e consomem menos eletricidade, razão pela qual estes aparelhos são populares para armazenamento a longo prazo.


    • Frigoríficos de vinho para 31 a 60 garrafas: estes aparelhos pertencem aos modelos de tamanho médio e são perfeitamente adequados para a retirada regular de garrafas.


    • Frigoríficos de vinho para mais de 61 garrafas: estes modelos estão entre os maiores aparelhos, uma vez que oferecem espaço para até 210 garrafas de vinho.


    Classe climática: estreitamente ligada à localização do refrigerador do vinho é a questão da classe climática. Isto indica a temperatura ambiente máxima permitida para que o aparelho arrefeça de forma ótima. Pode encontrar mais informações sobre a classe climática no nosso guia de balcões refrigerados.


    Gama de funções: uma das questões mais importantes é deseja armazenar apenas um ou vários tipos de vinho ao mesmo tempo, dependendo disso, precisa de um frigorífico de vinho com uma ou duas zonas de arrefecimento. Certifique-se também de que o aparelho bloqueia a radiação UV, protege bem contra choques e que a humidade e a temperatura não só são definidas separadamente, como também podem ser lidas através de um visor ou um termómetro correspondente.


    Nível de ruído: a maioria dos modelos funcionam muito silenciosamente, mas ainda há necessidade de ruído. Isto pode ser importante, especialmente na sala de jantar perto dos lugares sentados, por exemplo. Ao comprar um frigorífico de vinho, portanto, tenha em  atenção às emissões sonoras do aparelho, que normalmente são dadas pelo fabricante sob a forma de decibéis.


    Preço de compra: a seleção de frigoríficos de vinho é tão grande como a gama de preços que um aparelho deste tipo pode ter. Qualquer preço entre uma centena e um milhar de euros é concebível. Portanto, especialmente com aparelhos mais dispendiosos, tenha em atenção aos custos de funcionamento e inclua a classe de eficiência energética nos seus cálculos.


    Custos: considere a classe de eficiência energética do frigorífico de vinho para poupar eletricidade e, por conseguinte, nos custos. Como regra, quanto maior for a classe de eficiência energética, menor será o consumo de energia por ano. A melhor escolha seria, portanto, um frigorífico de vinho A. Pode também encontrar mais informações acerca da classe climática no nosso guia de balcões refrigerados.




    6. Acessórios


    Oferece muito vinho no seu restaurante ou hotel e procura pequenas ajudas para facilitar o seu trabalho ou para apresentar o vinho de forma apelativa e profissional? Considere os nossos acessórios:


    • Carafes
    • Abridor de garrafas
    • Bujão de garrafa
    • Listas de vinhos
    • Estante para vinho


    FAQ

    O que é um refrigerador de vinho?

    Que tipos de frigoríficos de vinho existem?

    Quando é utilizado um frigorífico de vinho de duas zonas?

    O que deve procurar ao comprar um frigorífico de vinho?

    Que vinhos são armazenados num frigorífico de vinho?

    Qual é o tamanho dos frigoríficos de vinho?

    Quanto custa um frigorífico de vinho?