Micro-ondas
Potencie o seu negócio
O nosso serviço, orientado para os profissionais, é cuidadosamente concebido para responder às necessidades específicas dos nossos clientes
Ampla gama para profissionais
Leve mais pague menos
Entrega direta na sua morada
Receba as últimas ofertas e mais. Registe-se e obtenha um voucher de 10 %!*
Micro-ondas - rápido e eficaz
Há alguém que não conheça este prático ajudante? Os micro-ondas estão presentes em quase todas as casas, e podem ajudar qualquer pessoa com a preparação e o aquecimento de alimentos. Especialmente os fornos combinados micro-ondas são grandes aliados no setor da restauração e catering, ajudando na preparação de pratos. Num micro-ondas, pode aquecer, descongelar, cozer ou grelhar alimentos em poucos minutos ou até mesmo segundos. No nosso guia, ficará informado de tudo sobre as características, bem como outras dicas valiosas sobre micro-ondas.
1. A versatilidade dos fornos micro-ondas
Os micro-ondas funcionam fazendo oscilar as moléculas de água contidas nos alimentos, o que é vital para o aquecimento dos alimentos. Basta selecionar o programa desejado e o tempo de aquecimento. Não vai demorar muito até o conteúdo estar totalmente quente.
Com o equipamento adequado, como um forno combinado micro-ondas, pode cozer, fazer bolos, grelhar ou cozer a vapor rapidamente os seus alimentos. No setor da hotelaria e restauração, funções como estas são muito úteis, pois os micro-ondas ajudam a poupar bastante tempo na preparação dos alimentos. Como tal, os seguintes pratos também podem ser preparados no micro-ondas sem qualquer problema:
- Pizza (usando a função cozedura)
- Pão (usando a função cozedura)
- Pratos gratinados (usando a função cozedura)
- Carne (usando a função grelhar)
- Peixe (usando a função grelhar)
- Legumes (usando a função vapor)
Se necessitar de preparar apenas uma pequena quantidade, o micro-ondas é certamente uma boa opção, pois não há necessidade de ligar o forno convencional. Por isso, também permite economizar nos custos de energia.
2. Forno combinado micro-ondas: modelos e funções
Os fornos combinados micro-ondas são altamente versáteis no que respeita aos modelos e respetivas funções. Na restauração, em particular, métodos de aquecimento como a convecção e a função de vapor são absolutamente essenciais. Muitos micro-ondas possuem vários programas, com o objetivo de lhe permitir preparar o maior número possível de diferentes tipos de alimentos. No próximo capítulo, ficará mais informado sobre estas funções.
2.1 Micro-ondas com função de forno
Se também pretender usar o seu micro-ondas como forno, deve certificar-se de que o modelo tem uma função de cozedura. Regra geral, isto significa que o aquecimento funciona por meio de ar circulante. Deve ser possível definir a temperatura máxima para, pelo menos, 200 graus.
Além disso, o bom isolamento do micro-ondas vai garantir que o calor não sai e que o espaço interior permanece a uma temperatura constante. Ao utilizar a função de cozedura, deve usar uma grelha que seja adequada para o seu micro-ondas, em vez do prato giratório. A grelha está geralmente incluída na sua compra.
2.2 Forno micro-ondas com convecção
Um forno micro-ondas com convecção oferece todas as características de um forno convencional, e funciona de forma semelhante a um forno de convecção. Possui um elemento de aquecimento e um ventilador que faz circular o ar quente.
Este modelo também permite cozer bolos ou pão, dado que o ar quente, ou ar circulante, assegura que a massa cresça como desejado. Isto significa que cozer pãezinhos, pães grandes ou mesmo bolos no micro-ondas já não constitui um problema.
2.3 Forno micro-ondas com função de vapor
Se confeciona pratos a vapor apenas ocasionalmente, o forno micro-ondas com função de vapor pode substituir facilmente o forno a vapor convencional. O mesmo se aplica em relação à compra de uma panela de pressão, que também é perfeitamente substituível por um forno micro-ondas com uma função de vapor, quando os cozinhados a vapor não são algo feito frequentemente.
A cozedura a vapor é uma forma especial de preparar suavemente carne e legumes. É gerado vapor, que entra em contacto com os alimentos, e os aquece suave e cuidadosamente.
Dicas de preparação:
- Verifique sempre se o tempo de cozedura é o adequado para o prato em questão.
- Ao preparar alimentos mais secos, deve adicionar um pouco de água.
- Os pratos devem ser cobertos afim de preservar os ingredientes dos alimentos. (Também pode colocar os alimentos num saco de cocção a vapor e aquecê-los no micro-ondas).
2.4 Micro-ondas com grelhador
O grelhador integrado no micro-ondas pode aquecer o espaço dentro do micro-ondas a uma temperatura muito alta em poucos segundos. Os grelhadores no topo da cavidade de cozedura significam que também pode grelhar carne e peixe no micro-ondas sem qualquer problema. A carne no prato giratório grelha uniformemente. Este modelo tem um grelhador de quartzo integrado.
Outra opção é o micro-ondas com grelhador de infravermelhos. Neste caso, o ar em torno do prato não é aquecido, mas apenas os alimentos são aquecidos. Este método é mais eficaz ao aquecer alimentos, oferecendo também outras vantagens:
- Os pratos são aquecidos uniformemente
- Os nutrientes dos alimentos permanecem intactos
- Preparação conveniente, uma vez que não se produz fumo
- Como apenas os alimentos são aquecidos, o risco de queimaduras para o cozinheiro é muito menor
2.5 Micro-ondas sem grelhador
Os modelos de micro-ondas simples, ou seja, sem função de grelhador, convecção ou cozedura, só permitem aquecer e descongelar alimentos. Claramente, não são adequados para preparar pratos crocantes ou gratinados.
No entanto, estes modelos são particularmente simples de operar, sendo também muito mais eficientes em termos energéticos do que os fornos combinados. Têm um custo de aquisição consideravelmente mais acessível e, mesmo assim, fornecem um serviço confiável.
2.6 Micro-ondas com inversor
Com a nova tecnologia de inversor, o aparelho controla a potência de forma contínua, contrariamente aos fornos convencionais que funcionam em intervalos. A maior vantagem aqui é o aquecimento e descongelamento uniforme dos pratos. No caso de um micro-ondas sem função de inversor, frequentemente acontece que os alimentos ficam muito quentes no exterior, e ainda relativamente frios no interior.
A tecnologia de inversor permite vários níveis de potência e aquecimento personalizáveis, mantendo as temperaturas desejadas. Este método não só possibilita a preparação uniforme dos alimentos, como também é muito mais suave nos seus pratos.
2.7 Micro-ondas sem prato giratório
Na restauração, em particular, os micro-ondas sem prato giratório são muito mais adequados, uma vez que o cozinheiro pode utilizar quaisquer taças, formas para bolos e outros recipientes compatíveis com micro-ondas.
Os equipamentos para catering também oferecem espaço para recipientes 1/1 GN. Torna-se ainda muito mais simples remover os recipientes, pois não há prato giratório a obstruir a passagem, nem risco de o prato cair ou o sistema giratório falhar.
Nas cozinhas profissionais, onde o quotidiano é geralmente mais agitado, um prato giratório pode acabar rapidamente no chão durante um movimento rápido ou uma distração. Sem prato giratório, dispõe também de mais espaço no micro-ondas, o que permite a colocação de recipientes ainda maiores no seu interior.
Isto significa que pode inserir louça quadrada ou retangular no micro-ondas, o que torna a utilização do equipamento muito mais flexível. Além disso, equipamentos sem prato giratório também oferecem melhor funcionalidade, pois os alimentos são aquecidos através de ar quente.
2.8 Micro-ondas pequeno para espaços exíguos: o mini micro-ondas
Os equipamentos pequenos, mas altamente funcionais, usados na restauração constituem sempre práticos aliados, pois não requerem muito espaço, mas proporcionam um serviço fantástico. Portanto, um mini micro-ondas pode ser uma excelente solução para aqueles que utilizam pouco este tipo de aparelho, mas não podem passar sem ele.
São mais utilizados para aquecimento rápido e descongelamento de alimentos. Também pode simplesmente guardar os micro-ondas pequenos e retirá-los somente quando necessário. Devido ao seu baixo peso, são fáceis de transportar, o que os torna muito móveis. Se também gostaria de usar o micro-ondas no exterior, é incrivelmente fácil levar o mini micro-ondas consigo.
3. Micro-ondas: material e design
Os micro-ondas estão disponíveis em várias cores e designs. No entanto, a maioria dos modelos utilizados na restauração são geralmente em aço inoxidável, pois este material oferece uma série de vantagens importantes.
3.1. O micro-ondas em aço inoxidável
No setor da hotelaria e restauração, a maioria dos equipamentos de cozinha são em aço inoxidável, uma vez que este material não só é mais adequado ao cumprimento das normas de higiene, como também é muito mais robusto e resistente ao calor.
As cozinhas profissionais estão sujeitas a muita pressão, surgindo situações caóticas sempre que algo não corre bem. Enquanto material, o aço inoxidável é particularmente duradouro e consegue resistir a pancadas ou choques ocasionais. Além disso, este tipo de material não é afetado pelo calor contínuo da cozinha, não enferruja e é fácil de limpar. Devido às propriedades da sua superfície, a fuligem e outra sujidade não se fixam tão facilmente.
3.2 Variedade de cores: micro-ondas em vermelho e branco
As diferentes cores nas quais pode comprar micro-ondas são de menor importância no setor da restauração. Neste aspeto, a seleção de micro-ondas para uso doméstico, no entanto, é ampla, com opções para todos os gostos.
Escolha uma cor que combine com os restantes equipamentos da sua cozinha, para que o design geral seja coerente. No entanto, deve escolher uma cor que não seja excessivamente suscetível a descolorações permanentes.
As cores mais escuras ou mais ousadas como o vermelho são particularmente boas neste aspeto. O vermelho ter um ar moderno, elegante, e dá um toque acolhedor à sua cozinha. O branco também é uma cor popular para micro-ondas, pois além de ter um ar elegante, torna-se também muito adequado, na medida em que os riscos na superfície não são particularmente (ou nada) óbvios.
3.3 O micro-ondas retro
Está interessado num micro-ondas com um design especial? Então porque não comprar um micro-ondas retro? O design faz lembrar os anos 60 e 70, e parece realmente autêntico. As funcionalidades técnicas de um micro-ondas retro não são limitadas, de forma alguma. Além das funções de micro-ondas simples, como aquecimento e descongelação, também existem modelos com funções de convecção e grelhador.
Os micro-ondas retro são usados quase exclusivamente dentro no setor doméstico. Os equipamentos profissionais são geralmente mais potentes, sendo o visual menos importante do que no setor doméstico.
3.4 O micro-ondas embutido
Se gostaria de usar um micro-ondas na sua casa que fique perfeitamente integrado na cozinha, então pode optar por um modelo embutido. Podem ser facilmente integrados num compartimento de um armário de cozinha, de modo que apenas a parte frontal fique visível.
Existem também modelos que podem ser instalados na parte inferior dos armários de parede. Estes modelos não ocupam qualquer superfície de trabalho adicional, como acontece com os equipamentos independentes.
Aviso: existem apenas alguns fabricantes que oferecem fornos de micro-ondas com a dobradiça da porta à direita
4. Micro-ondas: capacidade e potências nominais
No setor da restauração e catering, os equipamentos têm geralmente uma potência superior comparativamente aos utilizados em ambiente doméstico. Isto porque estes têm de cumprir requisitos exigentes, e ao mesmo tempo estão equipados com mais funções do que um micro-ondas tradicional para uso doméstico.
Os micro-ondas para o setor da restauração devem, portanto, ter uma potência de pelo menos 900 Watts. Também encontra equipamentos com potências até 3200 Watts. Os modelos grandes oferecem um espaço de cozedura até 44 litros. Recomendamos que escolha o tamanho do forno micro-ondas adequado às suas necessidades.
Se utiliza frequentemente o equipamento com todas as suas funções, tais como: grelhar, cozer a vapor ou cozer com ar quente, então aconselhamos que opte por um modelo com grande capacidade.
5. Micro-ondas: limpeza e manutenção
Os micro-ondas devem ser limpos regularmente, tanto por dentro como por fora. A superfície em aço inoxidável pode ser limpa com uma esponja ou pano húmido. O painel de vidro pode ser limpo com um limpa-vidros comum. Após aplicar o limpa-vidros, limpe com um pano de cozinha ou um pedaço de papel de cozinha.
Ao preparar pratos gordurosos no micro-ondas, este pode facilmente acumular muita sujidade. Por isso, para limpar o interior do mesmo, coloque um recipiente com água e vinagre dentro do micro-ondas e ligue-o durante alguns minutos. Isto irá soltar qualquer resto de sujidade mais difícil, que pode então ser suavemente limpa com um produto de limpeza e um pano.
6. Micro-ondas: acessórios
Existem acessórios disponíveis para o seu micro-ondas, eis alguns exemplos recomendáveis para aquisição:
- Cozedores de ovos para o micro-ondas, que lhe permitem preparar ovos cozidos em poucos minutos.
- Uma prática prateleira de micro-ondas, que lhe permitirá trabalhar a uma altura confortável.
- Pratos de micro-ondas para aquecer alimentos, de modo a não danificar acidentalmente a sua outra louça.
- Proteções para micro-ondas com as quais pode evitar que o interior do micro-ondas acabe sujo.
7. Pizza no micro-ondas
Se também desejar servir pizza, mas não tem um forno de pizza, ou não dispõe de espaço para um, pode usar um micro-ondas com função de cozedura para cozer pizza. A função de convecção permite cozer a pizza uniformemente. A função de ar circulante garante que a base da pizza fica com a consistência desejada, enquanto a borda desta é cozida de forma a ficar estaladiça.
FAQ
Como funciona um micro-ondas?
O que pode ser preparado no micro-ondas?
Louça e alimentos: o que pode ir ao micro-ondas?
Que micro-ondas são adequados para que fins?
Quanto custa um micro-ondas?