Máquinas de sumo para restauração
Potencie o seu negócio
O nosso serviço, orientado para os profissionais, é cuidadosamente concebido para responder às necessidades específicas dos nossos clientes
Ampla gama para profissionais
Leve mais pague menos
Entrega direta na sua morada
Receba as últimas ofertas e mais. Registe-se e obtenha um voucher de 10 %!*
Máquinas de sumo para a área da restauração
As máquinas de sumo desempenham um importante papel na área da restauração e hotelaria. Com estes dispositivos, pode oferecer aos seus clientes sumos frescos e destacar-se da concorrência. Contribui também para o aumento do consumo de fruta e vegetais dos seus clientes e promovendo uma alimentação saudável. Além disso, poupa tempo, visto que não tem de espremer a fruta à mão. Pode oferecer também todas as possíveis combinações e, desse modo, proporcionar uma ampla variedade. Com a ajuda deste guia, fornecemos-lhe informações importantes acerca de diferentes modelos de máquinas de sumo, para lhe facilitar o processo de compra.
1. Máquinas de sumo: modelos
Pode comprar diferentes modelos de máquinas de sumo para restauração, em função das suas necessidades e do funcionamento do aparelho. Nesta secção apresentamos-lhe alguns modelos para lhe facilitar a decisão de compra.
1.1. Máquina de citrinos
A máquina de citrinos ou também designado de espremedor de sumos é utilizado, principalmente, para espremer citrinos, como laranjas, limões, limas, etc. A máquina tem um cone de pressão com arestas vivas e sulcos cortantes. A fruta cortada ao meio é pressionada no cone de pressão e é aí rodada. Deste modo, a polpa da fruta é separada do sumo.
Em função do modelo, existem versões manuais ou elétricas. Na versão elétrica, não existem teclas de comando no dispositivo. O cone de pressão começa a rodar, logo que as metades de fruta sejam colocadas sobre o mesmo e seja exercida pressão. Pelo contrário, na versão manual, o cone de pressão é rodado à mão.
Existem alternativas que funcionam com o designado efeito de alavanca mecânica, em vez de um cone de pressão. Nestas alternativas é extraído o sumo sem ser rodado o fruto, dado que tem uma pega móvel e a fruta é espremida com mais força para obter o sumo.
1.2. Máquina de sumos centrifugadora
Numa máquina de sumos centrifugadora, a fruta não necessita ser descascada ou cortada, esta é introduzida inteira no recipiente e é triturada com um disco de fricção. O conteúdo é então centrifugado a cerca de 15.000 rotações por minuto e o líquido daí resultante é extraído. Com a ajuda de um filtro integrado, os componentes sólidos são separados da parte líquida.
Os restos, também designados de polpa, são recolhidos num recipiente para eliminação. Devido à elevada velocidade de rotação, nesta alternativa, pode formar-se alguma espuma. Isso conduz a uma oxidação do sumo e faz com que tanto o produto como também a qualidade do sumo possa ser inferior, comparativamente a outras alternativas.
1.3. Slow Juicer
Os Slow Juicer são, frequentemente, utilizados para espremer ervas aromáticas, espinafres ou rebentos. Esta versão trabalha sem calor, daí também ser denominada de espremedor a frio. Para a produção de sumo, é introduzida a fruta ou os legumes no Slow Juicer.
Nesta versão, a fruta e/ou legumes é girada entre 35 e 130 rotações por minuto. Quanto mais lentamente a fruta se movimentar, mais saudável é o resultado. O movimento mais lento origina um menor de calor de fricção e as vitaminas ou enzimas não são, assim, destruídas pelo aquecimento.
Os Slow Juicer podem ter uma tecnologia horizontal e vertical. Por fim, estes requerem, regra geral, menos espaço.
1.4. Espremedor a vapor
Os espremedores a vapor são especialmente apropriados para frutas, tais como groselhas, ameixas, morangos ou uvas. O dispositivo é composto por três panelas sobrepostas. No recipiente inferior encontra-se água, na parte central, está o recipiente de recolha, enquanto no topo se encontra a panela destinada à fruta, dotada de um filtro e uma tampa.
Os espremedores a vapor tanto podem ser elétricos como funcionam em conjunto com o fogão. A diferença entre ambos reside no modo como a água é aquecida no recipiente inferior. Na versão elétrica, a água é aquecida através de uma resistência elétrica, enquanto na versão conjunta com o fogão isso acontece precisamente através deste último.
Tal como já mencionado, a água é aquecida na panela inferior, consequentemente, o vapor sobe originando que a fruta rebente na panela superior. O sumo flui para o recipiente de recolha, de modo que apenas o sumo seja extraído. Normalmente, este processo demora cerca de uma hora. Devido à elevada temperatura, nesta versão ocorre, no entanto, uma maior perda de vitaminas do que em outras alternativas.
2. Máquina de sumos: critérios de compra
Tal como já referido, para deleite dos seus clientes, pode utilizar uma máquina de sumos para restauração e oferecer-lhes sumos deliciosos. Isso poderá ajudá-lo a diferenciar-se da concorrência e a oferecer aos seus clientes alternativas mais saudáveis.
Por essa razão, a escolha acertada da máquina de sumos reveste-se de grande importância. Nesta secção, fornecemos algumas indicações a considerar na decisão de compra.
- Capacidade: antes de se decidir por um modelo, deve ponderar sobre a quantidade de sumo que deseja obter. Isso depende, sobretudo, do número de clientes que espera receber. Os espremedores de citrinos têm, normalmente, um volume com capacidade para 300-1000 ml, os espremedores a vapor para 2,5 a 8L e os Slow Juicer para 500 ml a 5 L.
- Volume do recipiente de polpa: regra geral, o recipiente de polpa deve ser tão grande como o de recolha do sumo, para que todos os restos possam ser capturados.
- Tamanho do orifício de entrada: o diâmetro do orifício de entrada tem, normalmente, 4 a 8 cm. Quanto maior for o orifício de entrada, mais simples se torna a introdução da fruta inteira, sem que seja necessário cortá-la previamente em pequenos pedaços, o que poderia poupar algum tempo.
- Tamanho: deve refletir sobre o local onde deseja colocar a sua máquina de sumo. Deverá decidir sobre um ou outro tamanho em função do espaço disponível e do número de clientes. Habitualmente, as máquinas de citrinos têm uma altura máxima de 20 cm. Os modelos com alavanca têm uma altura máxima de 30 cm. O tamanho da máquina de sumos centrifugadora ou Slow Juicer depende do recipiente de recolha. A medida de referência é, no entanto, de 30x15x30 cm. Os espremedores a vapor têm, normalmente, mais de 40 cm de altura.
- Potência: a fim de poder avaliar melhor o aparelho, deve considerar a potência do mesmo em conjunto com a respetiva vida útil (tempo, durante o qual o motor pode funcionar, sem causar danos). Quanto mais elevada for a potência, mais facilmente o aparelho conseguirá processar simultaneamente ingredientes rijos ou em maior número. As pequenas máquinas de citrinos têm, regra geral, uma potência entre 30 e 150 W. Em casos excecionais, a potência pode até chegar aos 1600 W. A potência das máquinas de sumo centrifugadoras situa-se, normalmente, entre 250 e 1500 W. A duração de funcionamento deste aparelho oscila entre 60 e 90 segundos. Os Slow Juicer podem espremer a partir de uma potência de 20 W. Estes dispositivos registam uma potência entre 250-1400 W e uma duração de funcionamento de 10 a 30 minutos.
- Ruído: as máquinas de sumo podem produzir ruído durante o processo de preparação. A sua escolha de uma ou outra alternativa dependerá muito do posicionamento do dispositivo. Se deseja preparar sumos perante os seus clientes, deve optar por um modelo mais silencioso para os incomodar o menos possível. Os modelos manuais são praticamente silenciosos. Se, no entanto, deseja um modelo automático, pode optar por um espremedor a vapor, nesta versão, ouve apenas o burburinho da água. As máquinas de sumos centrifugadoras ou os Slow Juicer emitem, regra geral, mais ruído.
- Níveis de velocidade: os aparelhos com mais níveis de velocidade possibilitam uma preparação individualizada, podendo assim processar diferentes frutas ou legumes. Os dispositivos do tipo das máquinas de sumos centrifugadoras têm, normalmente, vários níveis de velocidade. Pelo contrário, os Slow Juicer têm, normalmente, apenas um nível de velocidade.
- O que deseja espremer? Em função da fruta e/ou legumes que deseja espremer, deve decidir-se por uma ou outra versão. Caso pretenda espremer, regularmente, citrinos, deve optar por uma máquina de citrinos. Os Slow Juicer são utilizados, normalmente, para ingredientes moles ou produtos hortícolas de folha, tais como tomates, especiarias, alfaces, espículas, etc. As máquinas de sumos centrifugadoras adequam-se, particularmente, a ingredientes mais rijos.
- Valor nutricional contido: se, tal como os seus clientes, considera importante o valor nutricional contido nos sumos, então deverá decidir-se por um espremedor de citrinos ou um Slow Juicer. Estas alternativas produzem sumos com menos perdas de nutrientes. Para melhorar a qualidade dos sumos, as frutas devem ser misturadas também com legumes para reduzir o teor em açúcares dos mesmos.
3. Máquinas de sumos em aço inoxidável
As máquinas de sumo podem ser fabricadas em aço inoxidável ou em plástico. Se forem produzidas em plástico, as peças que entram em contacto com alimentos devem ser isentos de BPA, para impedir que estes plastificantes sejam absorvidos pelo corpo humano.
Os modelos em aço inoxidável são, regra geral, fáceis de limpar e, particularmente, estáveis e duradouros. O aço inoxidável é um material menos vulnerável a bactérias e que o ajuda a manter o nível de higiene. Além disso, estes dispositivos são, em princípio, mais elegantes do que a versão em plástico.
4. Máquinas de sumo elétricas
Tal como anteriormente referido, pode escolher entre uma versão elétrica e outra manual. As máquinas de citrinos são operadas manualmente. Deste modo, pode oferecer sumos, a partir de qualquer lugar, aos seus clientes, dado que este tipo de dispositivo não necessita de corrente elétrica.
Além disso, podem ser facilmente transportados e algumas versões podem até ser lavadas na máquina de lavar louça. No entanto, com uma máquina de citrinos elétrica, pode poupar tempo, pois o cone de pressão não precisa ser rodado.
Os espremedores a vapor podem ser operados elétrica ou manualmente, sendo que a diferença reside no modo como a água é aquecida. Os espremedores a vapor utilizam uma resistência elétrica para aquecer a água, enquanto os manuais necessitam de um fogão para o mesmo efeito. A primeira versão pode ser utilizada em qualquer lugar onde exista uma tomada.
5. Limpeza
Uma boa limpeza da sua máquina é, particularmente, importante. Só quando o dispositivo está absolutamente limpo, pode oferecer aos seus clientes sumos de qualidade especialmente elevada. Para facilitar a limpeza, deve limpar o dispositivo imediatamente após a sua utilização, para que não fiquem agarrados restos de sumo ou de polpa.
O melhor será colocar as peças desmontáveis de molho, em água quente, antes da limpeza. Se possível, deve lavar as peças na máquina de lavar. As peças em plástico, de cor clara, não devem ser colocadas na máquina de lavar a louça, pois, com o tempo, podem escurecer, o que pode ter um efeito negativo sobre a aparência do dispositivo.
6. Máquinas de sumo: acessórios
Antes de se decidir por uma máquina de sumo para restauração, deve informar-se acerca da existência de acessórios para esse dispositivo. Desse modo, pode utilizar o seu dispositivo de forma otimizada. Alguns dos possíveis acessórios para a sua máquina de sumo:
- Produtos de limpeza
- Acessório de bandas de filtro
- Peças sujeitas a desgaste
- Recipiente de polpa
- Recipiente de recolha do sumo
7. Alternativas
As máquinas de batidos ou os liquidificadores podem ser uma boa alternativa às máquinas de sumo. Estes dispositivos podem, contudo, também ser um bom complemento para uma máquina de sumo. Ao contrário destas, no caso da máquina de batidos ou liquidificador não ocorre a separação da polpa.
Nestas alternativas, é misturada a fruta ou o legume inteiro. Se tiver espaço suficiente e desejar oferecer aos seus clientes uma grande variedade, recomendamos-lhe que compre tanto um liquidificador ou máquina de batidos como também uma máquina de sumo.
FAQ
Tudo o que pode fazer com uma máquina de sumo
Como funciona uma máquina de sumo?
Qual é o melhor modelo de máquinas de sumo?