Menu

    Máquinas de café manuais

    Loading...

    Potencie o seu negócio

    O nosso serviço, orientado para os profissionais, é cuidadosamente concebido para responder às necessidades específicas dos nossos clientes

    Usp image
    Ampla gama para profissionais
    Usp image
    Leve mais pague menos
    Usp image
    Entrega direta na sua morada
    newsletter10%

    Receba as últimas ofertas e mais. Registe-se e obtenha um voucher de 10 %!*

    Máquinas de café no setor da restauração e privado


    Uma máquina de café é primordial para todos os amantes de café. Quer seja para uso profissional ou privado, pode preparar vários cafés especiais e deleitar os seus clientes. Neste guia, iremos informá-lo sobre os diferentes modelos e como utilizá-los de modo a facilitar-lhe o processo de compra.


    1. Máquina de café em casa


    As máquinas de café são particularmente adequadas para consumidores regulares que apreciam uma boa chávena de café. No entanto, deve certificar-se de que tem espaço suficiente para a máquina e que estes aparelhos normalmente demoram cerca de 10 minutos a aquecer, só depois estão prontos a ser utilizados.


    Dependendo das suas necessidades, do espaço que possui e se é para uso profissional ou não, existem diferentes modelos que pode comprar. Esta secção explica os diferentes modelos em mais pormenor para o ajudar a tomar a sua decisão de compra.


    1.1 Modelo para principiantes

    Esta alternativa é especialmente adequada para os consumidores de café expresso. As chamadas máquinas de circuito único possuem uma única caldeira de água na qual tanto o vapor como o processo de fabrico do grão são gerados.


    Para a preparação de cafés especiais que requerem espuma de leite (por exemplo cappuccino ou latte macchiato), é necessário mais tempo com este tipo de máquina, pois a temperatura a que o café é preparado (90-95 °C) pode ser diferente da necessária para a produção de vapor (a temperatura de ebulição da água é de 100 °C). Por conseguinte, as etapas devem ser efetuadas separadamente.


    No entanto, este modelo é muito mais económico e compacto do que outras variantes, pelo que pode colocá-lo em qualquer lugar da sua cozinha. Contudo, as máquinas de circuito único não têm um tubo para água, pelo que é necessário reabastecer constantemente.


    As máquinas de circuito simples estão normalmente também equipadas com uma bomba motorizada vibratória.  Estas bombas são mais leves e económicas do que, por exemplo, as chamadas bombas rotativas. No entanto, são mais barulhentas do que as bombas rotativas.


    1.2 Máquina de circuito duplo

    As máquinas de circuito duplo são adequadas não só para os consumidores de café expresso, mas também para aqueles que gostam de beber cappuccino ou latte macchiato. Esta alternativa tem dois circuitos de água separados que são aquecidos eletronicamente.


    Isto permite a produção independente de vapor e de água do grão, reduzindo os tempos de espera na preparação de cafés especiais com espuma de leite. Com uma máquina de duplo circuito, é possível preparar café e espuma de leite em simultâneo, não sendo necessário esperar que a água atinja a temperatura desejada.


    As máquinas de circuito duplo estão normalmente equipadas com uma bomba motorizada especial. Este modelo é relativamente silencioso e permite-lhe preparar o seu café de manhã sem fazer muito barulho. Sendo as bombas motorizadas muito robustas, pode utilizar a máquina permanentemente sem complicações. Este tipo de bomba é também frequentemente utilizado na indústria da restauração.


    1.3 Máquina de café de caldeira dupla

    Normalmente não é necessária muita água para fazer um café expresso. Contudo, é preciso muito leite para um cappuccino ou latte macchiato. Por esta razão, a caldeira para extração de café é mais pequena do que a caldeira para vapor.


    Além disso, a extração do café pode ser mantida à temperatura adequada com muita precisão e rapidez graças à pequena quantidade de água na caldeira. A máquina é também muito mais compacta, pelo que não requer uma quantidade infinita de espaço para a sua colocação.


    As máquinas com caldeira dupla possuem também um controlo de temperatura incorporado, possibilitando que as diferentes temperaturas da chaleira de grão e da chaleira de vapor sejam reguladas com precisão.


    Existe também uma unidade de pré-aquecimento para que a diferença de temperatura entre a água fresca e a armazenada não seja demasiado grande, o que reduz o tempo de espera, pois caso contrário a água demoraria demasiado tempo a aquecer.


    Em comparação com as máquinas de circuito duplo, as máquinas de caldeira dupla estão sempre prontas para utilização imediata, uma vez que não requerem qualquer tempo de arrefecimento.


    2. Máquina de café expresso


    Com a ajuda de uma máquina de café expresso, é possível preparar várias especialidades de café. Atualmente, as máquinas de café expresso com suporte de filtro e bomba elétrica são frequentemente utilizadas, uma vez que isso reduz o esforço e o trabalho manual. No entanto, alguns amantes de café expresso ainda utilizam as chamadas máquinas de alavanca manual.


    Este modelo de máquina requer mais trabalho manual para todo o processo de preparação. No entanto, é possível obter um resultado mais individual. Para preparar um bom expresso, é necessário considerar alguns fatores e saber como funciona uma máquina de café expresso com porta-filtro. Nesta secção, mostrar-lhe-emos como preparar o café expresso perfeito.


    Como funciona uma máquina de café expresso com um porta-filtro?

    • Dependendo do tipo de máquina, pode estar equipada com uma ou duas caldeiras que são preenchidas com água. Consoante o modelo, este preenchimento é feito manual ou automaticamente.
    • A água da caldeira é aquecida eletricamente ou a gás. A temperatura perfeita da água para fazer um bom café expresso situa-se entre 90,5°C e 96°C. Normalmente, é definida uma temperatura de 93°C.
    • Os grãos de café são então moídos através de um moinho, que pode estar separado ou integrado na máquina.
    • Depois de moído, o pó de café é prensado, a fim de evitar a formação de bolsas de ar no suporte do filtro. Isto assegura um fluxo constante de água, que ajuda a extrair todas as substâncias aromáticas retidas, permitindo que o café desenvolva todo o seu aroma.
    • A água aquecida passa através dos grãos de café expresso finamente moídos a uma pressão de 9-15 bar. A pressão é gerada por uma bomba ou alavanca.


    Ao preparar o seu expresso, deve também ter em atenção o seguinte:

    • Grau de moagem e tempo de preparação: o processo de preparação varia dependendo do grau de moagem do café. Quanto mais fino for o pó de café, mais lento é o processo de preparação e mais amargo é o sabor do café.
    • Compressão do pó de café: recomenda-se comprimir o pó de café no porta-filtro com uma pressão de 15 kg para obter o café perfeito.


    3. Máquina de café com moinho integrado


    Se preferir uma alternativa que poupe espaço, pode optar por uma máquina com um moinho integrado. Esta alternativa pode também reduzir os seus esforços de procura, uma vez que não tem de encontrar um moinho adequado para a sua máquina de café.


    A forma como os grãos são moídos desempenha um papel importante na produção de café. Dependendo das suas necessidades, pode distinguir entre diferentes moinhos. Os mais populares são:


    • Moinho de cone: este moinho possui dois cones que moem o café de forma fina e precisa. É uma alternativa robusta que mói os grãos de café rapidamente.
    • Moinho de impacto: este moinho alternativo tritura apenas os grãos de café.
    • Moinho de disco: este moinho é semelhante ao moinho de cone acima mencionado e é frequentemente utilizado na indústria da restauração.
    • Moinho de rolos: os rolos moem os grãos rapidamente por pressão, o que preserva muito bem o aroma. No entanto, este método é a variante mais dispendiosa.


    4. Que tipo de café é adequado para uma máquina?


    Regra geral, é possível utilizar qualquer tipo de café em grão. O sabor é influenciado pelo grau e método de torrefação, a qualidade e frescura dos grãos de café, o teor de água, o grau de moagem, etc.


    O ideal é moer os grãos imediatamente antes de os preparar e não utilizar café previamente moído, porque quanto mais tempo o café moído tiver sido exposto ao oxigénio, mais os aromas se perdem e menos sabor permanece.


    O café deve ser finamente moído para que as substâncias aromáticas importantes para o paladar se dissolvam mais rapidamente conferindo ao café um sabor aromático. Contudo, deve ter em conta que, como já mencionado, um pó de café demasiado fino resultará em café amargo.


    De um modo geral:

    • Os grãos mais leves são azedos.
    • Os grãos mais escuros são amargos.
    • O pó grosso é mais adequado para café e o pó fino para café expresso.


    5. Limpeza e descalcificação da máquina


    Como regra, as máquinas de café são fáceis de limpar. No entanto, devem ser descalcificadas de tempos a tempos para que não sejam danificadas e os depósitos de calcário não afetem o paladar do café. Dependendo da dureza da água, a frequência da descalcificação tem de ser ajustada, principalmente do porta-filtro.


    Em geral, aplica-se o seguinte: com água mole, é melhor descalcificar a máquina duas vezes por ano. Com água de dureza média, a descalcificação deve ser realizada a cada 2-6 meses. No caso de água dura, a descalcificação é necessária a cada trimestre.


    Para limpar corretamente a sua máquina, deve lavar as peças removíveis (porta-filtro e peneira) com água após a sua utilização. Em seguida, voltar a colocar as peças na máquina para a manter limpa e pronta a ser utilizada.


    6. Porta-filtro ou máquina automática?


    A principal diferença entre uma máquina com um porta- filtro e uma máquina totalmente automática é o nível de automatização. Enquanto praticamente todos os passos são automatizados numa máquina totalmente automática, existem ações manuais numa máquina com um porta-filtro.


    A maioria das máquinas com um porta-filtro não inclui um triturador integrado. Os grãos são moídos num moinho separado e pressionados manualmente no porta-filtro através de uma prensa. A quantidade de água utilizada para preparar o café é também determinada manualmente, de modo que o café possa ser preparado de acordo com o gosto individual.


    Com uma máquina totalmente automática, a quantidade de água utilizada é determinada automaticamente. Para o ajudar a decidir, enumerámos algumas das vantagens de cada variante.


    Vantagens de uma máquina de café totalmente automática:

    • Funcionamento fácil
    • Preparação rápida de várias especialidades de café
    • Menos passos de trabalho
    • Requer menos espaço para instalação


    Vantagens de uma máquina porta-filtro:

    • Limpeza fácil
    • Preparação mais individualizada de cafés especiais
    • Melhor sabor e maior qualidade


    7. Máquinas porta-filtro: acessórios


    Dispor de acessórios adequados para a sua máquina é importante de forma a retirar o máximo partido da sua máquina e preparar cafés especiais com qualidade. Em seguida, apresentamos os acessórios recomendáveis possuir para poder oferecer aos seus convidados um bom café:


    • Moinho de café
    • Porta-filtro
    • Filtro de água
    • Pastilhas de limpeza para o porta-filtro
    • Chávenas adequadas (chávenas de café expresso, chávenas de cappuccino, etc.)
    • Cafeteira
    • Recipiente de borras de café para eliminar as borras de café


    FAQ

    Qual o modelo de máquina de café deve comprar para a sua casa?

    Com que frequência a máquina deve ser limpa e descalcificada?