Menu

    Humidificadores

    Loading...

    Potencie o seu negócio

    O nosso serviço, orientado para os profissionais, é cuidadosamente concebido para responder às necessidades específicas dos nossos clientes

    Usp image
    Ampla gama para profissionais
    Usp image
    Leve mais pague menos
    Usp image
    Entrega direta na sua morada
    newsletter10%

    Receba as últimas ofertas e mais. Registe-se e obtenha um voucher de 10 %!*

    Humidificadores para um ambiente agradável


    A humidade adequada do ar proporciona um melhor clima interior, contribuindo para o conforto e bem-estar das pessoas e plantas. Existem muitos modelos diferentes de humidificadores para escolha. No nosso guia pode descobrir as vantagens e desvantagens destes dispositivos e o que deve considerar aquando da compra de um humidificador de ar.


    1. Humidificadores: modelos e variantes


    Todas as variantes partilham do mesmo objetivo: aumentar a humidade no interior das divisões . Isto faz sentido por várias razões. Por um lado, as membranas mucosas do sistema respiratório são humedecidas e a respiração é melhorada, especialmente quando a sala ou quarto está seco devido ao aquecimento.


    Por outro lado, a humidade do ar também pode aliviar os sintomas de alergia. Além disso, muitas plantas prosperam melhor em ambientes mais húmidos e as suas folhas crescem com uma cor mais intensa. 


    A forma de aumentar a humidade do ar depende do modelo do humidificador. Alguns requerem um abastecimento elétrico, enquanto outros funcionam sem estarem ligados à eletricidade.


    1.1 Os vaporizadores não requerem uma fonte de alimentação

    Os vaporizadores clássicos são normalmente feitos de cerâmica e, como o nome sugere, aumentam a humidade do ar através da evaporação da água. Existem muitos modelos diferentes, mas todos eles apresentam um denominador comum: deve preenchê-los de água, que é evaporada.


    Os vaporizadores detêm formas específicas que criam uma maior área de superfície para aumentar este efeito. Devem ser colocados num local onde as temperaturas sejam mais elevadas, idealmente ao lado do aquecedor ou da lareira, para que a água possa evaporar de forma ótima.


    1.2 Humidificadores ultrassónicos: pulverizam água para o ambiente

    Os modelos elétricos, também chamados humidificadores ou difusores, podem aumentar a humidade em divisões  sem necessidade de outra fonte de calor. Usando tecnologia ultrassónica, pulverizam água para o ambiente sob a forma de gotículas muito finas.


    Estes dispositivos são quase completamente silenciosos, apenas uma fina névoa é visível. Em modelos maiores, é geralmente possível ajustar a intensidade da névoa para que seja possível um controlo flexível do humidificador.


    Em alguns modelos, este controlo pode mesmo ser totalmente automático se o difusor estiver equipado com sensores que medem a humidade atual na sala. Muitos humidificadores ultrassónicos também incluem uma função de desligar automática (quando a humidade desejada é atingida ou após um certo período).


    1.3 Difusor de óleo aromático para uma mudança subtil no ambiente

    Tecnicamente, os difusores de óleo aromático funcionam como humidificadores ultrassónicos. Além disso, possuem um compartimento especial, reservatório ou técnica para a adição dos óleos aromáticos.


    Estes óleos são também pulverizados numa fina névoa que é libertada para o ar da sala. Desta forma, é possível acrescentar um toque muito especial ao quarto ou sala, alterando a atmosfera interior.


    2. Qual é o tamanho de um humidificador?


    Os vaporizadores de água são normalmente bastante pequenos e práticos. Como, por norma, são pendurados no aquecedor ou colocados ao lado da lareira, raramente ultrapassam 30 cm de altura


    É claro que as dimensões variam dependendo do design, pelo que existem modelos maiores e mais pequenos. Há também uma grande diferença entre os vários modelos de humidificadores e difusores.


    2.1 Pequenos e portáteis para espaços pequenos e limitados

    Os humidificadores elétricos também podem ser utilizados localmente em áreas específicas, por exemplo, colocando-os diretamente junto às plantas. Para isso, podem ser utilizados modelos mais pequenos e discretos. Os difusores de óleo aromáticos são também frequentemente pequenos em tamanho.


    2.2. Dispositivos grandes: humidificação em toda a divisão

    Se preferir utilizar humidificadores em áreas maiores, deve optar por dispositivos maiores. Para uma humidade constante, um modelo com função desligar automática e controlo de intensidade é a escolha ideal.


    2.3 Especificações dos humidificadores ultrassónicos

    Para além do tamanho físico do dispositivo, há outro critério a considerar. Na maioria dos casos, as especificações do humidificador indicam para quantos metros quadrados o dispositivo é adequado. No entanto, este valor pode variar quando o teto é particularmente alto ou baixo. Desta forma, é possível avaliar qual o modelo que melhor se adequa às suas necessidades, ou se deve utilizar mais do que um dispositivo numa divisão.


    3. Humidificador como elemento decorativo


    A variedade de estilos permite-lhe adaptar os dispositivos ao design dos quartos e salas. Existem modelos modernos e minimalistas que são pouco percetíveis e adaptam-se em quase todos os espaços.


    Mas também pode procurar humidificadores específicos feitos em madeira para complementar um interior rústico ou acrescentar um toque mais natural. Muitos difusores incluem também uma luz incorporada que pode utilizar para criar todo o tipo de atmosferas.


    4. Humidificadores: critérios de compra


    Para que possa usufruir do seu humidificador durante muito tempo, há algumas coisas a procurar antes e depois da compra.


    4.1. Eficiência energética de um modelo elétrico

    Como os humidificadores funcionam frequentemente várias horas por dia ou mesmo continuamente, deve verificar a classe de eficiência energética do aparelho. Um modelo de maior eficiência energética pode ser vantajoso, a longo prazo, mesmo que possa ser mais dispendioso no início.


    4.2 Função desligar automática, controlo e medição da humidade

    Para conseguir um ambiente interior perfeito, a intensidade e o tempo de funcionamento do vaporizador devem ser ajustados com frequência. Neste caso, é útil certificar-se de que o dispositivo inclui certas funções automáticas. Um desligamento automático quando não há mais água ajuda a proteger o próprio dispositivo.


    4.3 Proteja o seu aparelho, utilizando a água adequada

    Para evaporação em humidificadores ultrassónicos, deve ser sempre utilizada água destilada, pois de outra forma o calcário pode acumular-se rapidamente. No pior desfecho, o calcário pode entupir o bocal, aumentando o risco de danificar todo o dispositivo.


    No caso de vaporizadores de água, regra geral, qualquer água pode ser utilizada, embora o calcário possa causar um problema estético.


    4.4. Limpeza regular: protege contra o desgaste

    Mesmo sem depósitos de calcário, os dispositivos devem ser limpos frequentemente para evitar que o pó e as bactérias se acumulem. Alguns modelos também possuem filtros incorporados que devem ser trocados regularmente durante a limpeza.


    FAQ

    Qual é a diferença entre um vaporizador de água, um difusor ultrassónico e um humidificador?

    Qual é o objetivo de aumentar a humidade?

    Pode ser utilizado qualquer tipo de água?