Menu

    Fritadeiras e air fryers

    Loading...
    Loading...

    Potencie o seu negócio

    O nosso serviço, orientado para os profissionais, é cuidadosamente concebido para responder às necessidades específicas dos nossos clientes

    Usp image
    Ampla gama para profissionais
    Usp image
    Leve mais pague menos
    Usp image
    Entrega direta na sua morada
    newsletter10%

    Receba as últimas ofertas e mais. Registe-se e obtenha um voucher de 10 %!*

    Fritadeiras para a sua cozinha


    Indispensável tanto em cozinhas domésticas como profissionais, uma fritadeira de qualidade satisfaz todas as exigências da gastronomia moderna. Estes equipamentos variam em tamanho, potência e capacidade.


    1. Fritadeira: cozinhados crocantes e dourados


    A vantagem de uma fritadeira reside na sua capacidade de atingir altas temperaturas e no seu volume interno. Ao contrário de uma frigideira, os alimentos a serem fritos podem ser completamente submersos em óleo, cozinhando uniformemente.


    Isto resulta numa bela cor dourado o que torna os alimentos particularmente crocantes. As batatas fritas gozam de uma grande popularidade, razão pela qual, snack-bares e roulottes, em particular, adquirirem estas "fritadeiras". Atualmente, a fritadeira está a experimentar um boom, uma vez que as batatas fritas caseiras feitas de diferentes tipos de legumes estão absolutamente na moda.


    2. Fritadeira: económica graças às zonas frias


    No setor da restauração, as fritadeiras clássicas são tão comuns como as chamadas fritadeiras de zona fria. Estas últimas possibilitam aquecer o óleo mais rapidamente uma vez que o elemento de aquecimento está localizado no recipiente.


     Além disso, esta configuração reduz o calor excessivo aplicado aos alimentos, limitando a formação de acrilamida e promovendo uma preparação mais saudável dos produtos. Graças a este modo de funcionamento, o óleo na fritadeira não é gasto tão rapidamente, reduzindo a frequência de substituição de óleo.


    Por conseguinte, uma fritadeira deste tipo oferece uma vantagem económica evidente,  particularmente indicada para uma utilização intensa em ambiente profissional.


    3. Fritar com ar quente: Airfryer


    Uma alternativa à fritadeira convencional a óleo é a fritadeira a ar quente, também denominada de Air Fryer ou Airfryer. Operando com apenas algumas colheres de sopa de óleo, cria uma deliciosa crosta dourada graças à circulação de ar quente.


     Snack-bares e cafés que pretendam oferecer batatas fritas frescas devem optar por este modelo de fritadeira, que tem a vantagem de produzir poucos odores desagradáveis e de oferecer mais segurança.


    A fritadeira de ar quente suave ou Airfryer, reduz as calorias e preserva a qualidade dos alimentos, o que a torna a escolha ideal para a cozinha criativa e saudável da atualidade.


    4. Aquisição de uma fritadeira elétrica


    Confecionar alimentos em gordura quente é um método de cozedura antigo que deriva da palavra francesa “frit” ("fritar"). Graças ao calor intenso e à exposição direta, os alimentos são envoltos no óleo, ficando a panificação ou massa particularmente estaladiça.


     O calor impede a absorção do óleo, pela massa ou pão ralado,  durante o processo de confeção. Antigamente, as frituras eram confeccionadas numa frigideira, mas rapidamente surgiram no mercado as primeiras fritadeiras fechadas, tornando o processo mais seguro. Estas fritadeiras estão equipadas com uma tampa para evitar salpicos de óleo.

     

    Além disso, as fritadeiras estão geralmente reguladas para uma temperatura máxima de 170°C para evitar a formação de substâncias nocivas. Apesar da reputação pouco saudável associada às fritadeiras, é perfeitamente possível preparar pratos saudáveis com estes aparelhos, desde que tenha em atenção a temperatura e o tempo de cozedura.


    5. Fritadeira: uso doméstico ou profissional


    Enquanto os modelos de fritadeiras domésticas são pequenos e compactos, com economia de espaço e revestidos a plástico, no setor da restauração, é comum o uso de fritadeiras de dimensões maiores, em aço inoxidável com várias bacias, cada uma com um cesto de fritura individual.


     As fritadeiras profissionais apresentam uma maior capacidade de enchimento, em regra cerca de oito litros por bacia. Nas fritadeiras convencionais, um elemento de aquecimento está localizado na parte inferior do aparelho, aquecendo o óleo ou a gordura no tanque. Isto resulta numa temperatura mais elevada na parte inferior da fritadeira, que pode provocar a queima de quaisquer pedaços de alimentos que nela caiam.

     

    Numa fritadeira de zona fria, este elemento de aquecimento está localizado directamente no recipiente de óleo, permitindo que o óleo aqueça mais rapidamente. No entanto, a zona fria situada imediatamente acima do elemento de aquecimento impede que os resíduos de alimentos se queimem.


    Fritadeiras domésticas, geralmente oferecem uma potência de 1.400 a 1.800 watts. Já as fritadeiras  profissionais apresentam uma potência que varia desde 2.500 a mais de 3.000 watts, o que as torna significativamente mais quentes, acelerando o processo de cozedura.


    Em suma, se pretender confecionar fritos de forma saudável e segura, mas em menor quantidade e frequência, aparelhos de menores dimensões como fritadeiras elétricas clássicas ou Airfryers, são a escolha ideal para si.