Facas de cozinha para restauração
Potencie o seu negócio
O nosso serviço, orientado para os profissionais, é cuidadosamente concebido para responder às necessidades específicas dos nossos clientes
Ampla gama para profissionais
Leve mais pague menos
Entrega direta na sua morada
Receba as últimas ofertas e mais. Registe-se e obtenha um voucher de 10 %!*
Facas de cozinha para restauração
As facas de cozinha profissionais variam em forma, tamanho e função. Embora as facas universais sejam versáteis, as vantagens claras das facas especiais residem no processamento perfeito e eficiente de produtos particularmente exigentes.
1. Facas de chef: especiais
Cozinhas profissionais, regra geral, possuem uma grande variedade de facas especiais. Para além das variedades familiares como a faca para legumes, faca para pão ou a faca para tomate, existem também facas de talhante para esculpir, facas para desossar grandes pedaços de carne ou cortadores e descascadores.
Cortadores e descascadores possuem uma lâmina com um corte ondulado ou em ziguezague, sendo usada para cortar vegetais ou fruta decorativamente. Também podem ser usados para decorar vegetais cozinhados, como beterrabas e rabanetes, e podem ser facilmente transformados em rosas com uma bela forma.
2. Facas multiusos ou polivalentes
Para além de facas especiais, existem inúmeras facas para todos os fins. Algumas facas de cozinha, como a faca de legumes, da fruta ou da carne, são pequenas, práticas e podem ser usadas para muitos trabalhos diferentes.
A faca do chef é maior e mais pesada, o que a torna confortável de segurar. É adequada para pesar, picar ou cortar peixe, carne, vegetais ou fruta grande. A faca especial do chef japonês ou canivete Santoku é muito popular graças à sua forma especial.
3. Facas de cozinha impressionantes
Para além da clássica forma de faca, existe uma variedade de facas com formas diferentes, como a faca para queijo parmesão. Esta tem uma forma diferente de uma clássica faca de queijo por o parmesão ser partido do todo com ela. Por esta razão, a faca tem a forma de uma gota em forma de amêndoa, mas não tem uma ponta de corte.
A faca picadora consiste numa lâmina dupla que é curvada e tem um cabo em cada extremidade. Isto permite que seja balançada para trás e para a frente e torna-a ideal para picar ervas frescas.
4. Facas de cozinha: armazenamento
Todas as facas devem ser armazenadas em segurança, uma vez que isso prolonga a sua vida útil. A melhor forma de o fazer é usar um bloco de facas, este é normalmente feito de madeira, metal ou plástico. As facas não devem ser guardadas numa gaveta, pois as lâminas junto umas nas outras desgastam-se desnecessariamente.
Mas mesmo um bloco de facas pode levar a um ligeiro desgaste se as lâminas das facas repousarem sobre o material. Por este motivo as facas de cozinha particularmente valiosas são guardadas pelos chefes de cozinha em sacos de pano macio e não no bloco de facas. Para afiar as facas do chef, é recomendável usar aço de afiar ou uma pedra de afiar.
Afiar em aço é particularmente adequado para facas que são apenas ligeiramente rombas, enquanto uma pedra de afiar é melhor para facas muito mais rombas. A pedra é recomendável em combinação com óleo ou água para remover de forma fiável as aparas de metal que ocorrem durante a afiação.
5. Diferentes formas de faca
As facas de cozinha diferem particularmente na forma da lâmina. Regra geral, existem dois cortes diferentes, sem forma e com formas. Muitos tipos de facas mais pequenas e manobráveis, como a faca de corte, têm um corte fino e sem forma que permite fazer um trabalho delicado, com a forma da própria faca a ser ligeiramente curva. Uma variante maior é a faca Santoku, que, no entanto, tem uma forma de faca reta.
Outra forma, possui lâminas serrilhadas ou curvas, como a faca para bifes. Devido à sua forma, são mais adequadas para cortar carne fina, mas de granulado grosseiro. As serrilhas podem ser mais ou menos pronunciadas, dependendo do estilo. No entanto, é de notar que serrilhas maiores e mais grosseiras rasgam a carne em vez de cortarem e destinam-se principalmente a carnes mais grosseiras.