Caixas de correio
Potencie o seu negócio
O nosso serviço, orientado para os profissionais, é cuidadosamente concebido para responder às necessidades específicas dos nossos clientes
Ampla gama para profissionais
Leve mais pague menos
Entrega direta na sua morada
Receba as últimas ofertas e mais. Registe-se e obtenha um voucher de 10 %!*
Caixas de correio: opções disponíveis
Uma boa caixa de correio deve não só receber toda a sua correspondência, como também protegê-la de forma fiável dos acessos não autorizados, bem como do vento e das condições climáticas. No entanto, o aumento crescente da gama de caixas de correio dificulta cada vez mais a eleição do modelo perfeito. Além do tipo de caixa de correio, deve ter também em conta os fatores como o material, o tamanho e as disposições legais aquando da decisão de compra. O nosso guia fornece-lhe informações úteis que irão facilitar a sua escolha da caixa de correio ideal.
1. Principais tipos de caixas de correio
1.1 Caixas de correio em formato de coluna independentes
As caixas de correio em formato de coluna têm um aspeto elegante e podem ser instaladas de forma bastante flexível. Caso não pretenda fixar a caixa de correio na parede ou na cerca, uma caixa de correio em formato de coluna pode ser a melhor opção. Neste caso, a correspondência fica no fundo da caixa de correio e conta com uma melhor proteção dos furtos e da chuva.
1.2 Caixas de correio de parede
As caixas de correio de parede são extremamente compactas e podem ser instaladas em praticamente qualquer parede da casa. Esta versão está disponível em diferentes modelos e designs para que possa encontrar, facilmente, a opção que mais se adeque à estética do edifício.
Além disso, muitas opções contam com um compartimento para jornais para que receba as suas publicações em perfeitas condições. Pode ainda instalar a caixa de correio de parede num local coberto para proteger ainda mais a sua correspondência.
1.3 Caixas de correio de estilo norte-americano
Para os amantes do estilo norte-americano, as caixas de correio deste modelo constituem a opção mais interessante. A maioria dos modelos são feitos em aço inoxidável ou em alumínio e, por conseguinte, são extremamente resistentes às intempéries.
Graças à aba que pode ser firmemente fechada, a correspondência também permanece garantidamente seca. A bandeirola dobrável é outra das práticas características, já que os carteiros a podem levantar após a entrega da correspondência. Graças ao poste, este tipo de caixa de correio pode ser montado em praticamente qualquer lugar.
1.4 Caixas de correio solares e com LED
As caixas de correio com iluminação LED têm um aspeto sofisticado, destacando ao mesmo tempo os números das portas e os nomes. Esta situação constitui uma vantagem em áreas escuras ou durante o inverno. A maioria das caixas de correio com LED funciona através de um pequeno painel solar, que fornece alimentação a uma bateria integrada.
2. Quais são os materiais mais adequados?
Desde o plástico, passando pela madeira, e acabando no aço inoxidável, os diferentes materiais das caixas de correio trazem sempre consigo as respetivas vantagens.
2.1 Plástico
Os modelos em plástico são resistentes às intempéries e leves. As opções com um revestimento resistente são especialmente elegantes e duradouras. Outra vantagem das caixas de correio em plástico é a ampla gama em termos de tamanhos, formatos e cores.
2.2 Madeira
A madeira é também utilizada para o fabrico de caixas de correio. Por um lado, a madeira tem um carácter individual e, por outro lado, tem uma longa durabilidade. Neste caso, é necessário utilizar madeira de alta qualidade com aplicação de um verniz de proteção especial, uma vez que a humidade pode atacar e danificar rapidamente o material.
2.3 Ferro fundido
O ferro fundido é considerado como um material praticamente indestrutível. Por isso, uma caixa de correio deste material é muito resistente e dura para todo o sempre. Estes modelos estão muitas vezes disponíveis em versões históricas, adaptando-se de forma excecional a edifícios mais antigos. No entanto, este material também é pesado, o que pode dificultar a montagem em determinadas áreas.
2.4 Aço inoxidável
Elegante, duradouro e resistente aos riscos e à corrosão, o aço inoxidável é o material perfeito para o fabrico de caixas de correio. Devido à elevada popularidade, estão disponíveis caixas de correio em aço inox em diferentes modelos, com ou sem compartimento para os jornais. Acrescente-se ainda que, o aço inox é fácil de tratar e protege maravilhosamente a sua correspondência dos furtos e da chuva.
3. Aspetos importantes para compra da caixa
3.1 Tamanho e formato
É normal que as casas particulares recebam geralmente poucas cartas, mas no âmbito comercial deve ponderar a aquisição de uma caixa de correio com a máxima capacidade possível. Vários modelos oferecem um espaço suficiente para pequenas encomendas e envios em formato DIN A4. Também existem modelos em formato retangular, redondo ou curvado para que disponha de várias opções.
3.2 Design e material
Para obter um estilo rústico e nostálgico, as caixas de correio em ferro fundido constituem a opção ideal. Estas contam muitas vezes com um design vintage, que faz lembrar as caixas de correio de antigamente. Os modelos em aço inoxidável estão disponíveis em diferentes designs, fazendo notar melhor o seu valor em caso de montagem na parede. Além disso, pode efetuar uma gravação no aço inox e perpetuar os nomes e o número da porta na caixa.
3.3 Instalação
Se a caixa de correio não for facilmente acessível ou não estiver claramente sinalizada, os carteiros têm o direito de não colocar os envios na mesma. De acordo com o decreto do serviço postal universal, os carteiros têm de conseguir colocar a correspondência de forma direta.
As identificações incompletas e as caixas de correio de difícil abertura também podem ser um motivo para que a correspondência não seja entregue. É, por isso, aconselhável a substituição regular da caixa de correio. Aquando da aquisição de uma caixa de correio, certifique-se de que esta pode ser instalada em conformidade com as disposições vigentes.
3.4 Disposições legais
Apesar da ampla gama de caixas de correio, estas estão sujeitas a normas estipuladas pela legislação. No caso das caixas de correio de casas particulares, aplica-se a norma DIN EN 13724, que exige uma largura da ranhura de, pelo menos, 22,9 cm e uma altura da ranhura entre 3 cm e 3,5 cm.
As cartas de formato padrão C4 com medidas de 229 x 324 mm têm de entrar sem dificuldades. Acrescente-se que, uma caixa de correio deve estar instalada de modo que a ranhura fique com um afastamento mínimo de 70 cm, e máximo de 170 cm, em relação ao solo. Antes da aquisição, certifique-se de que a sua caixa de correio cumpre estes requisitos.
3.5 Custos de aquisição
Devido às diferenças em termos de material, modelo e tamanho, os custos das caixas de correio variam significativamente. Enquanto as económicas caixas de correio de parede em aço inoxidável estão disponíveis entre os 20 e os 30 euros, as elegantes caixas de correio verticais com design vintage custam, geralmente, entre 100 e 500 euros.
FAQ
Qual é o material mais adequado para as caixas de correio?
Existem requisitos no que diz respeito às medidas e à instalação de uma caixa de correio?
Quais são os custos de aquisição de uma caixa de correio?